Buscar

Considerando os princípios da legalidade e da reserva legal, analise as afirmativas a seguir. I - Princípio da legalidade é o mesmo que reserva leg...

Considerando os princípios da legalidade e da reserva legal, analise as afirmativas a seguir. I - Princípio da legalidade é o mesmo que reserva legal. II - O princípio da legalidade existe como freio às atividades do Estado quando este quer interferir na vida do cidadão. III - No âmbito criminal, vigora o princípio da legalidade em sentido estrito que se denomina reserva legal que autoriza prever crime e fixar penas por lei delegada. IV - No âmbito criminal, vigora a reserva legal em sentido estrito, podendo somente atos normativos fixar crimes e penas. V - A reserva legal proporcional, à luz do entendimento do Supremo Tribunal Federal, permite que o legislador possa prever crimes e fixar penas, mediante meios adequados e idôneos para atingir seus fins. Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

I - Princípio da legalidade é o mesmo que reserva legal.
II - O princípio da legalidade existe como freio às atividades do Estado quando este quer interferir na vida do cidadão.
III - No âmbito criminal, vigora o princípio da legalidade em sentido estrito que se denomina reserva legal que autoriza prever crime e fixar penas por lei delegada.
IV - No âmbito criminal, vigora a reserva legal em sentido estrito, podendo somente atos normativos fixar crimes e penas.
V - A reserva legal proporcional, à luz do entendimento do Supremo Tribunal Federal, permite que o legislador possa prever crimes e fixar penas, mediante meios adequados e idôneos para atingir seus fins.
a. II – V
b. III – V
c. I – III – IV
d. II – IV
e. II – III

Essa pergunta também está no material:

Direitos e Garantias Fundamentais na Constituição
3 pág.

Direito Constitucional I Faculdade EvangélicaFaculdade Evangélica

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) III - V. I - Princípio da legalidade não é o mesmo que reserva legal, portanto, está incorreta. II - O princípio da legalidade existe como freio às atividades do Estado quando este quer interferir na vida do cidadão, está correto. III - No âmbito criminal, vigora o princípio da legalidade em sentido estrito que se denomina reserva legal que autoriza prever crime e fixar penas por lei delegada, está correto. IV - No âmbito criminal, vigora a reserva legal em sentido estrito, podendo somente atos normativos fixar crimes e penas, está incorreto. V - A reserva legal proporcional, à luz do entendimento do Supremo Tribunal Federal, permite que o legislador possa prever crimes e fixar penas, mediante meios adequados e idôneos para atingir seus fins, está correto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais