Logo Passei Direto
Buscar

Elementos de Máquinas

Colégio Objetivo
A mola é considerada um elemento elástico capaz de armazenar energia mecânica. Há uma grande quantidade de tipos e de formas e elas estão presentes nos simples objetos, como uma lapiseira, até em sistemas de grande complexidade. Em um projeto mecânico, as molas podem estar condicionadas, ou seja, associadas em paralelo ou em série. Essas associações existem para a melhor distribuição das forças. Supondo um sistema mecânico que tem molas associadas em paralelo com seus respectivos valores: k1 = 100 N/m; k2 = 150 N/m; k3 = 200 N/m, calcule a rigidez equivalente desse sistema. Assinale a alternativa


a) 450 N/m
b) 300 N/m
c) 200 N/m
d) 150 N/m
e) 100 N/m
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para calcular a rigidez equivalente de um sistema de molas associadas em paralelo, basta somar as rigidezes individuais das molas. No caso apresentado, temos as seguintes rigidezes: k1 = 100 N/m k2 = 150 N/m k3 = 200 N/m Para calcular a rigidez equivalente (keq), basta somar esses valores: keq = k1 + k2 + k3 keq = 100 N/m + 150 N/m + 200 N/m keq = 450 N/m Portanto, a alternativa correta é a letra a) 450 N/m.

Essa resposta te ajudou?

8
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em que o melhor para um carro de passeio que tem motor dianteiro é que a transmissão de força ocorra nas rodas dianteiras, enquanto outros preferem que as rodas traseiras impulsionem o veículo. Sabendo que, quanto maior as forças envolvidas entre os pneus e o chão, melhor a transmissão de potência, avalie as asserções a seguir. I. O peso do motor na frente resulta em um momento menor nos pneus da frente, o que representa menor força de reação. PORQUE: II. O centro de gravidade mais à frente do veículo resulta em maior força de reação nos pneus traseiros, o que promove maior aderência nesses pneus. Assinale a alternativa que indica corretamente as asserções e a relação entre elas.

I. O peso do motor na frente resulta em um momento menor nos pneus da frente, o que representa menor força de reação.
II. O centro de gravidade mais à frente do veículo resulta em maior força de reação nos pneus traseiros, o que promove maior aderência nesses pneus.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Quando a velocidade instantânea se modifica ao longo do tempo, diz-se que a partícula está acelerada. Quando se observa que a taxa de velocidade varia no tempo, é importante compreender a necessidade de definir uma outra grandeza (física) para essa variação, chamada aceleração. Por serem relacionadas, pode-se obter a aceleração a partir da variação de posição e/ou da variação do módulo da velocidade. Com base no apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Se a velocidade da partícula aumenta, pode-se dizer que a partícula está sofrendo uma forma na mesma direção de seu movimento. PORQUE: II. A aceleração é uma grandeza vetorial que tem o mesmo sentido da força aplicada, sendo função da força e da massa da partícula. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

I. Se a velocidade da partícula aumenta, pode-se dizer que a partícula está sofrendo uma forma na mesma direção de seu movimento.
II. A aceleração é uma grandeza vetorial que tem o mesmo sentido da força aplicada, sendo função da força e da massa da partícula.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

que apresenta o resultado correto.


450 N/m.

Mais conteúdos dessa disciplina