Buscar

Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- O cérebro é, provavelmente, o órgão humano cujos estudos mais se ...

Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O cérebro é, provavelmente, o órgão humano cujos estudos mais se dificultaram a nível técnico durante o desenvolvimento da neurociência. Porém, longe de ser apenas um órgão cuja compreensão seja fisiológica, o cérebro é objeto de discussão - e de disputa - em diversas perspectivas filosóficas, inclusive, teológicas. Uma das discussões mais importantes a respeito do cérebro é sua conexão com o self, ou seja, a qualidade daquilo que é o ser. Self, nesse sentido, constitui a identidade do sujeito. A partir do século XX, o problema da cerebralidade é resolvido com o fortalecimento de uma ontologia cerebral que determina: você é seu cérebro. A ontologia da cerebralidade pauta, assim, que o corpo se torna um objeto dispensável e dissociável do órgão do self - e é nessa perspectiva que as neurociências, sobretudo a neuropsicopedagogia, estabelecerão suas bases epistemológicas.
II- O self, a partir de uma perspectiva antropológica cristã, não é tão simples de ser compreendido como se tem pontuado. Ainda que o cristianismo seja entendido como pautando um dualismo cartesiano, onde a substância alma existe independentemente da substância corpo, se verifica que o ser humano constituído como pessoa precisa existir carnalmente nessa perspectiva. Se tratando da ressurreição, o cristianismo sinaliza que tanto a existência corporal como a existência psicológica se constituem idênticas a antes desse processo, mas dotados de características espirituais que os qualificam como ressuscitados. Porém, essa visão é questionada a partir de diversas perguntas que buscam compreender, afinal, o que então constitui uma pessoa e, se uma pessoa pode ser considerada a mesma, qualitativamente e quantitativamente, na ressurreição. Diversas perspectivas posteriores colocam, portanto, contrapontos que levam a questionar a identidade localizada no corpo, para uma identidade localizada no cérebro.
Assinale a alternativa CORRETA:

I- O cérebro é objeto de discussão em diversas perspectivas filosóficas e teológicas, e uma das discussões mais importantes é sua conexão com o self, que constitui a identidade do sujeito. A partir do século XX, a ontologia cerebral determina que o corpo se torna um objeto dispensável e dissociável do órgão do self.
II- A perspectiva antropológica cristã questiona a identidade localizada no corpo e coloca contrapontos que levam a questionar a identidade localizada no cérebro.
A As duas afirmacoes são verdadeiras, porém não estabelecem relação entre si.
B A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda afirmação é falsa.
C As duas afirmações são verdadeiras e estabelecem relação entre si.
D A primeira afirmação é falsa, e a segunda afirmação é verdadeira.

Essa pergunta também está no material:

Neuropsicopedagogia - Avaliação I
7 pág.

Neuropsicopedagogia Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: As duas afirmações são verdadeiras e estabelecem relação entre si. A primeira afirmação apresenta a ontologia cerebral que determina que o corpo se torna um objeto dispensável e dissociável do órgão do self, enquanto a segunda afirmação apresenta a perspectiva antropológica cristã que questiona a identidade localizada no corpo e coloca contrapontos que levam a questionar a identidade localizada no cérebro. Ambas as afirmações tratam da relação entre o cérebro e a identidade do sujeito, porém, de perspectivas diferentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais