Buscar

Sobre a relação entre neurociência e filosofia, avalie as afirmações a seguir: I- O cérebro é, provavelmente, o órgão humano cujos estudos mais se ...

Sobre a relação entre neurociência e filosofia, avalie as afirmações a seguir:
I- O cérebro é, provavelmente, o órgão humano cujos estudos mais se dificultaram a nível técnico durante o desenvolvimento da neurociência. Porém, longe de ser apenas um órgão cuja compreensão seja fisiológica, o cérebro é objeto de discussão - e de disputa - em diversas perspectivas filosóficas, inclusive, teológicas. Uma das discussões mais importantes a respeito do cérebro é sua conexão com o self, ou seja, a qualidade daquilo que é o ser. Self, nesse sentido, constitui a identidade do sujeito. A partir do século XX, o problema da cerebralidade é resolvido com o fortalecimento de uma ontologia cerebral que determina: você é seu cérebro.
II- A ontologia da cerebralidade pauta, assim, que o corpo se torna um objeto dispensável e dissociável do órgão do self - e é nessa perspectiva que as neurociências, sobretudo a neuropsicopedagogia, estabelecerão suas bases epistemológicas.
[object Object]
[object Object]
[object Object]
[object Object]
[object Object]
[object Object]

Essa pergunta também está no material:

Neuropsicopedagogia - Avaliação Final (Objetiva)
7 pág.

Neuropsicopedagogia Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação I está correta ao afirmar que o cérebro é objeto de discussão em diversas perspectivas filosóficas e teológicas, além de ser um órgão cuja compreensão é fisiológica e que sua conexão com o self é uma das discussões mais importantes a respeito do cérebro. No entanto, a afirmação II está incorreta ao afirmar que a ontologia da cerebralidade pauta que o corpo se torna um objeto dispensável e dissociável do órgão do self, e que é nessa perspectiva que as neurociências, sobretudo a neuropsicopedagogia, estabelecerão suas bases epistemológicas. A neuropsicopedagogia, assim como outras áreas da neurociência, não considera o corpo como um objeto dispensável e dissociável do cérebro, mas sim como um sistema integrado e interdependente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais