Buscar

A assimetria pode ser definida como a diferença na capacidade de controle dos segmentos corporais contralaterais homólogos que resultam em diferenç...

A assimetria pode ser definida como a diferença na capacidade de controle dos segmentos corporais contralaterais homólogos que resultam em diferenças na performance entre os membros. Importante conhecermos alguns aspectos relacionados à assimetria para optar por um programa de treinamento mais adequado. Sobre a assimetria, marque a opção incorreta.


a. Os fatores ambientais mostraram grande importância quando o assunto é as diferenças laterais de desempenho, pode-se perceber um maior destaque em práticas específicas realizada com cada membro contralateral. Em modalidades que há uma maior exigência unilateral (ex., tênis) o profissional não deve pensar em desenvolver mais o membro que será utilizado. Por outro lado, em modalidades exigência é bilateral (ex., lutas) o profissional deve ficar atento em desenvolver ambos os lados, uma vez que o fator ambiental é importante na proficiência dessas habilidades.
b. O menor tempo de reação para a mão esquerda, observado em diversos estudos, pode ser explicado por uma maior capacidade do hemisfério não dominante para o planejamento espacial da tarefa e/ou a alocação de atenção no espaço. Em contrapartida, o tempo de movimento mais curto e a melhor precisão com a mão direta, também evidenciado na literatura, pode ser explicada por uma maior habilidade do hemisfério dominante para o processamento de informações perceptivas e/ou motoras durante o movimento.
c. A origem da assimetria ainda é controversa, porém sabe-se que em termos hereditários, o componente genético que provém de diferenciações de estrutura no sistema nervoso central. Nesse sentido, os genes já trazem em seu código classificação sobre a diferença dos hemisférios cerebrais.
d. Uma forma de um membro se beneficiar das funções que não estão relacionadas ao seu hemisfério é por meio da comunicação inter-hemisférica. A comunicação inter-hemisférica permite potencializar as funções do hemisfério que não é especializado naquela função.
e. As assimetrias observadas no comportamento motor apresentam duas dimensões. Uma das dimensões, conhecidas como assimetria de preferência, diz respeito qualidade da execução das tarefas pelos membros contralaterais. A outra dimensão, definida como assimetria lateral de desempenho, refere-se à diferença na frequência de utilização de um determinado membro comparado ao membro contralateral.

Essa pergunta também está no material:

AVA _UNI 3_CRES_DESENV_APREND_MOTORA
5 pág.

Crescimento, Desenvolvimento e Envelhecimento Faculdade MultivixFaculdade Multivix

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra C. Embora a assimetria possa ter uma origem genética, a diferença na capacidade de controle dos segmentos corporais contralaterais homólogos é influenciada por fatores ambientais, como a prática específica realizada com cada membro contralateral, e não apenas por fatores genéticos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais