Buscar

Os antibióticos podem ser utilizados por três indicações sob prescrição de profissional da saúde habilitado. A seleção ideal e criteriosa dos fárma...

Os antibióticos podem ser utilizados por três indicações sob prescrição de profissional da saúde habilitado. A seleção ideal e criteriosa dos fármacos antimicrobianos requer bom senso clínico, bem como o conhecimento detalhado dos fatores farmacológicos e microbiológicos. Analise as assertivas que contêm exemplos de indicações para cada tipo de tratamento. I. Profilática: paciente será submetido a cirurgia cardíaca, está sem infecção. O médico prescreve amoxicilina. II. Empírica: paciente queixa-se de vários sintomas que indicam uma pneumonia bacteriana. O médico prescreve um antibiótico de amplo espectro e envia o material coletado ao laboratório para indicar a bactéria infectante. III. Terapêutica: o médico indica um esquema combinado de fármacos ou um antibiótico de amplo espectro, pois o paciente apresenta sintomas graves e ainda não se tem certeza da bactéria infectante. IV. Terapia de reposição: o médico prescreve o antibiótico que é utilizado para repor a quantidade desejada por tempo indeterminado. Assinale a alternativa com as assertivas corretas. a. I e II. b. III e IV. c. III. d. I e III. e. IV.

💡 2 Respostas

User badge image

Julianna

Resposta correta: I e II.

Resposta I e III está incorreta: Resposta incorreta: Sempre que se tem a confirmação da bactéria infectante, via exames laboratoriais, ou já se tem a certeza de que determinada bactéria é a causadora de determinada doença, o conceito correto seria Terapêutico. Não existe terapia de reposição por tempo indeterminado com antibióticos. Não se aplica a esta classe de medicamentos.



1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I e III. A indicação profilática é utilizada para prevenir infecções em pacientes que serão submetidos a procedimentos cirúrgicos ou outros procedimentos invasivos. Nesse caso, o paciente não apresenta infecção, mas o médico prescreve amoxicilina para prevenir uma possível infecção. A indicação terapêutica é utilizada para tratar infecções já estabelecidas. O médico indica um esquema combinado de fármacos ou um antibiótico de amplo espectro, pois o paciente apresenta sintomas graves e ainda não se tem certeza da bactéria infectante. A indicação de terapia de reposição não é uma indicação válida para o uso de antibióticos, pois os antibióticos são utilizados para tratar infecções e não para repor alguma substância no organismo.

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais