Buscar

Há hipóteses previstas e elencadas no Código de Processo Civil pelo legislador que caracterizam a repercussão geral, que se trata de um requisito c...

Há hipóteses previstas e elencadas no Código de Processo Civil pelo legislador que caracterizam a repercussão geral, que se trata de um requisito complementar do recurso ao Supremo Tribunal Federal para que seja admitido, conhecido para provimento ou não da questão. De acordo com o código processual civil, assinale a alternativa correta quanto às hipóteses de repercussão geral: a. Decisão judicial decorrente de juiz ou tribunal que contrarie lei municipal, estadual ou federal. b. A repercussão geral gera a obrigação de ser julgado o caso no prazo de 2 (dois) anos de seu recebimento. c. Decisão que contrarie súmula do Superior Tribunal de Justiça ou do Supremo Tribunal Federal. d. Decisão que contrarie súmula ou jurisprudência dominante do Supremo Tribunal Federal. e. Em nenhum caso poderá ser admitida a manifestação de terceiros na análise de repercussão geral.

💡 4 Respostas

User badge image

aquino sport

O que é Repercussão Geral?

Histórico e Conceito

A repercussão geral foi introduzida no ordenamento jurídico brasileiro por meio da Emenda Constitucional n°45/2004.

Trata-se de um instituto processual que pode ser aplicado nos recursos extraordinários que são apreciados pelo STF. Para isso, é necessário que o requerente do processo demonstre que a controvérsia se refere à questões constitucionais com relevância social, política, econômica ou jurídica, que transcendam os interesses subjetivos da causa (que vá além das partes).

O art. 102, §3° da CF/88 dispõe que:

Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:
(...) 
§ 3º No recurso extraordinário o recorrente deverá demonstrar a repercussão geral das questões constitucionais discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o Tribunal examine a admissão do recurso, somente podendo recusá-lo pela manifestação de dois terços de seus membros.

O art. 1.035, §1° a §3° do CPC, ainda estabelece que: 

§ 1º Para efeito de repercussão geral, será considerada a existência ou não de questões relevantes do ponto de vista econômico, político, social ou jurídico que ultrapassem os interesses subjetivos do processo.
§ 2º O recorrente deverá demonstrar a existência de repercussão geral para apreciação exclusiva pelo Supremo Tribunal Federal.
§ 3º Haverá repercussão geral sempre que o recurso impugnar acórdão que:
I - contrarie súmula ou jurisprudência dominante do Supremo Tribunal Federal;
III - tenha reconhecido a inconstitucionalidade de tratado ou de lei federal, nos termos do art. 97 da Constituição Federal .

Competência

Compete exclusivamente ao STF analisar a existência ou não da repercussão geral suscitada pela parte no recurso extraordinário.

Nesse sentido, o art. 1.035 do CPC determina o seguinte: 

Art. 1.035. O Supremo Tribunal Federal, em decisão irrecorrível, não conhecerá do recurso extraordinário quando a questão constitucional nele versada não tiver repercussão geral, nos termos deste artigo.

Suspensão dos processos

Cabe ao relator do recurso determinar a suspensão de todos os processos, desde a primeira instância, sendo eles individuais ou coletivos, que abordam a mesma matéria do tema com repercussão geral reconhecida. 

Art. 1.035, § 5º, CPC: Reconhecida a repercussão geral, o relator no Supremo Tribunal Federal determinará a suspensão do processamento de todos os processos pendentes, individuais ou coletivos, que versem sobre a questão e tramitem no território nacional.

A suspensão dos processos com o mesmo tema da repercussão geral permanece até o julgamento de mérito do recurso. Além disso, o recurso com a repercussão geral reconhecida deve ser julgado no prazo de 1 ano. 

Art. 1.035, § 9º do CPC: O recurso que tiver a repercussão geral reconhecida deverá ser julgado no prazo de 1 (um) ano e terá preferência sobre os demais feitos, ressalvados os que envolvam réu preso e os pedidos de habeas corpus.


1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "Decisão que contrarie súmula ou jurisprudência dominante do Supremo Tribunal Federal". As hipóteses de repercussão geral estão previstas no artigo 1.035 do Código de Processo Civil e incluem, além da alternativa correta, a decisão que discuta a constitucionalidade de lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, a decisão que julgue válida lei local contestada em face de lei federal e a decisão que tenha reconhecido a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal. A alternativa A está incorreta, pois a decisão deve contrariar a Constituição Federal, e não leis municipais, estaduais ou federais. A alternativa B está incorreta, pois a repercussão geral não gera prazo para julgamento. A alternativa C está incorreta, pois a decisão deve contrariar a jurisprudência do STF ou do STJ, e não súmulas. A alternativa E está incorreta, pois é possível a manifestação de terceiros na análise de repercussão geral.

0
Dislike0
User badge image

neto brandao

é verdade

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais