Buscar

A palavra morfologia remete a forma. Analisando seu significado geral, também traz a ideia da forma que um determinado objeto ou matéria podem adqu...

A palavra morfologia remete a forma. Analisando seu significado geral, também traz a ideia da forma que um determinado objeto ou matéria podem adquirir. Para a Biologia, por exemplo, a morfologia representa uma subárea que trata da forma dos organismos, das modificações e das transformações às quais estão sujeitos ao longo do tempo.

A interdisciplinaridade é de grande importância para a formação do aluno e a articulação dos saberes adquiridos em cada nível de ensino. Além disso, a associação entre as diversas áreas do conhecimento aumenta a adesão e o nível de aprendizagem dos alunos.

Nesse sentido, e aproveitando o conceito de morfologia da disciplina de Biologia, descreva qual seria a estratégia e o exemplo que poderia ser utilizado para inovar uma aula de morfologia urbana para o 7.º ano do Ensino Fundamental, articulando os conhecimentos de Biologia. Traga um pequeno exemplo.


💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Padrão de resposta esperado

O professor poderá escolher organismos animais ou vegetais que sofrem mudanças na forma à medida que se desenvolvem. Podem ser usados animais, plantas e até mesmo seres humanos para explicar como a cidade modifica sua forma para atender às demandas que se alteram ao longo do tempo. 

Por exemplo, ao escolher o ser humano para explicar o conceito, o professor pode começar sua abordagem mostrando imagens ou vídeos de crianças bem pequenas, destacando o aspecto da forma corporal. À medida que as crianças começam a andar e a crescer, o corpo muda de forma para atender a novas demandas. Da mesma maneira, as cidades, quando começam a crescer, também mudam seu formato.

No entanto, diferentemente de alguns organismos, esse formato não é uniforme, pois visa ao atendimento de interesses econômicos e políticos, em detrimento dos interesses da população.


1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

Uma estratégia interessante para inovar uma aula de morfologia urbana para o 7º ano do Ensino Fundamental, articulando os conhecimentos de Biologia, seria utilizar a observação de plantas e árvores presentes nas ruas e praças da cidade. O professor poderia levar os alunos para uma caminhada pela cidade, onde eles poderiam observar as diferentes espécies de plantas e árvores, identificando suas características morfológicas, como a forma das folhas, caules e flores. Durante a caminhada, o professor poderia explicar como essas características morfológicas estão relacionadas com a adaptação dessas plantas ao ambiente urbano, como a capacidade de resistir à poluição e ao clima seco. Ao final da caminhada, os alunos poderiam fazer um registro fotográfico das plantas e árvores observadas e, em sala de aula, poderiam pesquisar mais sobre as espécies identificadas, aprofundando seus conhecimentos em Biologia e morfologia urbana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais