Buscar

A Lei Rouanet, assinada em novembro de 1991 (Lei n. 8313) pelo então presidente Fernando Collor de Mello, na verdade se chama Lei Federal de Incent...

A Lei Rouanet, assinada em novembro de 1991 (Lei n. 8313) pelo então presidente Fernando Collor de Mello, na verdade se chama Lei Federal de Incentivo à Cultura, mas ficou conhecida, desde a sua publicação, desta forma (Rouanet) em decorrência do ministro da cultura da época – Sérgio Paulo Rouanet – e pelos seus infindáveis esforços em elaborar e aprovar uma lei de incentivo às práticas de lazer e de cultura, estendendo para todo o povo brasileiro. 


Sobre sua implementação, é correto afirmar:

  1. A assinatura da lei e a criação de um ministério para tratar somente desse assunto apresentava ao país uma página em nossa história. Uma história constituída a partir das práticas artísticas, culturais com amplo acesso ao lazer e a cultura.
  2. A lei garantia uma série de incentivos fiscais às empresas que revertessem uma parte de seus recursos para o fomento e incentivo à cultura e garantia também do uso de recursos devidos para o incentivo à cultura, sejam eles de pessoas jurídicas ou de pessoas físicas.
  3. A criação dessa lei se deu ano após o presidente desmembrar do então Ministério da Educação os assuntos relacionados à cultura, criando o Ministério da Cultura.
  4. Esta lei instituía uma parceria entre os setores públicos e os privados, garantindo um abatimento de até 10% nos impostos das empresas particulares que fomentassem a cultura.
  5. Ela representou um grande “divisor de águas” no que tange ao acesso e ao incentivo à cultura no país, considerando sua assinatura, em um período em que o Brasil acabara de sair de um de seus momentos maior exceção e perdas de direitos individuais: a ditadura militar.


💡 4 Respostas

User badge image

Renata Ribeiro

A lei garantia uma série de incentivos fiscais às empresas que revertessem uma parte de seus recursos para o fomento e incentivo à cultura e garantia também do uso de recursos devidos para o incentivo à cultura, sejam eles de pessoas jurídicas ou de pessoas físicas.


3
Dislike0
User badge image

Sidnei Rosa

  1. A lei garantia uma série de incentivos fiscais às empresas que revertessem uma parte de seus recursos para o fomento e incentivo à cultura e garantia também do uso de recursos devidos para o incentivo à cultura, sejam eles de pessoas jurídicas ou de pessoas físicas.


1
Dislike0
User badge image

Vanessa Padilha

OPÇÃO 1

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais