Logo Passei Direto
Buscar
Observe as asserções a seguir: Já a ideia de qualidade de vida também tem um caráter abrangente, que pode ser abordado por diversas áreas de estudo e conhecimento, porém, para se ter um entendimento da qualidade de vida de uma maneira integral, não se pode ter uma compreensão a partir de somente dados estatísticos que, por sua vez, acabam apresentando uma realidade reducionista de uma população ou sociedade heterogênea, como os índices produzidos pelo Índice de Desenvolvimento Humano. Porque Estes indicadores refletem uma percepção objetiva da realidade social, não observando as características individuais dos sujeitos que compõem o grupo. A percepção do sujeito, ou a percepção subjetiva é caracterizada como o que o indivíduo percebe da sua realidade e as possibilidades de desenvolvimento por meio de suas ações, sendo um autor ativo para alterações em sua qualidade de vida. Escolha uma opção: a. Ambas as asserções estão incorretas. b. A primeira asserção está incorreta e a segunda asserção está correta. c. A segunda asserção está correta e completa a primeira asserção. d. A primeira asserção está correta e a segunda asserção está incorreta. e. A primeira asserção está correta e complementa a segunda asserção.
User badge image
Arielton Saymo

há 2 anos

User badge image
Arielton Saymo

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra E: "A primeira asserção está correta e complementa a segunda asserção." A primeira asserção afirma que a ideia de qualidade de vida é abrangente e pode ser abordada por diversas áreas de estudo, mas que não pode ser compreendida apenas por dados estatísticos, pois estes apresentam uma realidade reducionista. Já a segunda asserção afirma que os indicadores de desenvolvimento humano refletem uma percepção objetiva da realidade social, mas não observam as características individuais dos sujeitos que compõem o grupo, e que a percepção subjetiva do sujeito é importante para alterações em sua qualidade de vida. Portanto, a primeira asserção está correta e complementa a segunda asserção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(ENADE, 2011) Carlos, professor de Educação Física em uma escola na periferia de uma grande cidade, observou um aumento substancial de massa muscular entre os seus alunos e desconfiou que eles estivessem utilizando anabolizantes. Conversou então com Maurício, o fisioterapeuta da escola, que também apresentou a mesma opinião. Mesmo após algumas conversas individuais, percebeu que não estava obtendo resultados significativos, provavelmente porque, muitos desses jovens, sentiam-se reféns da opinião de uma sociedade de consumo em que é crescente a importância atribuída à aparência corporal.
Diante desse cenário, o professor, em suas aulas, poderia adotar a seguinte estratégia:
a. Afastar, temporariamente, os alunos suspeitos, até certificar-se de que eles deixaram de utilizar anabolizantes.
b. Realizar atividades físicas com o objetivo de proporcionar uma vida mais saudável e abordar os efeitos danosos da utilização de anabolizantes.
c. Convidar os pais dos alunos para assistirem às aulas e serem informados de que os filhos estão usando anabolizantes.
d. Evitar comentar o assunto nas aulas de Educação Física e nas sessões de fisioterapia para não despertar a atenção dos alunos para este tema.
e. Proibir, com o consentimento da direção da escola, a utilização dos anabolizantes e realizar, diariamente, revistas nas bolsas e mochilas dos alunos.

Leia este trecho do filósofo alemão Nietzsche: “O corpo humano, no qual tanto o passado mais longínquo quanto o mais próximo de todo o devir orgânico torna-se de novo vivo e corporal, por meio do qual, sobre o qual, no qual e para além do qual parece fluir uma torrente imensa e inaudível: o corpo é um pensamento mais espantoso que a antiga alma”. (NIETZSCHE, 2011, p. 202)
Diante deste trecho, assinale a alternativa correta:
a. O filósofo alemão compreende que o corpo é somente uma mera extensão da inteligência (alma) e esta controla todas as ações e sensações, e, com isso, as tomadas de decisões são feitas a partir da racionalidade e da inteligência, onde o corpo é um mero instrumento a ser conduzido e controlado.
b. Ocorre uma crítica à separação do corpo e da mente, em que o corpo começa a ser entendido não somente com uma máquina, mas sim como uma estrutura que apresenta pensamentos e sensações, ganhando, assim, um novo significado diferente do que era difundido até à época.
c. Toma como verdade a alma, em detrimento do corpo, em razão da busca do conhecimento verdadeiro, e que a única forma de obter e produzir este conhecimento era pela razão, que era uma faculdade da alma, enquanto o corpo por meio dos sentidos e sensações, como sede, é capaz de enganar o ser humano.
d. Ocorre uma crítica à junção entre o corpo e a mente, em que o corpo começa a ser entendido não somente com uma máquina, mas sim como uma estrutura que apresenta pensamentos e sensações, ganhando, assim, um novo significado diferente do que era difundido até a época.
e. Com este pensamento, Nietzsche foi um dos percussores da Era Moderna com o paradigma cartesiano, em que se julgava que a única forma de se adquirir conhecimento era por meio da razão e do pensamento intelectual.

A expressão “qualidade de vida” tem sido utilizada desde os anos 60, principalmente com força política, sendo que o primeiro a utilizar esta expressão foi o presidente dos Estados Unidos Lyndon Johnson em seu discurso. O conhecimento popular se apropriou desta expressão como uma forma de simplificar a melhora ou um padrão elevado de bem-estar nas vidas dos indivíduos, seja de ordem social, emocional ou econômica.
Assinale a alternativa correta a respeito do conceito de qualidade de vida.
a. Qualidade de vida é um pressuposto totalmente humano e está relacionado ao grau de satisfação que é encontrado nos contextos da vida familiar, social, amorosa, na própria estética e no ambiente em que se está inserido.
b. Não mostra a capacidade dos indivíduos de refletirem uma síntese da cultura de todos os diversos elementos que a sociedade determina como padrão de conforto e bem-estar.
c. A qualidade de vida é a percepção da posição na vida de uma sociedade, no contexto da cultura e sistemas de valores e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações e inclui cinco domínios principais.
d. A qualidade de vida se refere a vários aspectos da vida de uma pessoa que são afetados por mudanças exclusivamente em seu estado de saúde, e que são significativos para a sua qualidade de vida.
e. A noção de qualidade de vida pode ser mensurada pela distância das expectativas individuais e a realidade vivida, ou seja, quanto maior for esta distância, melhor será a qualidade de vida.

Observe o trecho a seguir: "O conceito de Desenvolvimento Humano também parte do pressuposto de que para aferir o avanço na qualidade de vida de uma população é preciso ir além do viés puramente econômico e considerar outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade de vida humana" (PNUB, 2016). Com a preocupação de conseguir entender e mensurar a qualidade de vida, o WHOQOL group criou os instrumentos WHOQOL-100 e WHOQOL-100bref.
Qual a função destes instrumentos?
a. Os dois instrumentos não têm como função mensurar os níveis de qualidade de vida.
b. Os dois instrumentos têm como função mensurar os níveis de qualidade de vida dos indivíduos, sendo que WHOQOL-100bref é uma versão abreviada do WHOQOL-100.

A qualidade de vida compreende diversos tipos de áreas e manifestações da humanidade, perante isso, assinale a alternativa incorreta a respeito do conceito de qualidade de vida.
a. É um conceito intrínseco em cada indivíduo; sofre influências de propagandas da mídia, alimentos, campanhas políticas. Sendo assim, cria-se a ideia de que elevar a qualidade de vida está ligado exclusivamente a esforços do sujeito.
b. Pela diversidade de domínios que estão relacionados ao termo, não existe uma concordância para um conceito único e definitivo, já que alguns destacam a importância de um bem-estar econômico, outros o sucesso pessoal ou o desenvolvimento social.
c. Não mostra a capacidade dos indivíduos de refletirem uma síntese da cultura de todos os diversos elementos que a sociedade determina como padrão de conforto e bem-estar.
d. Reflete a capacidade dos indivíduos de refletirem uma síntese da cultura de todos os diversos elementos que a sociedade determina como padrão de conforto e bem-estar.
e. Qualidade de vida é um pressuposto totalmente humano e está relacionado ao grau de satisfação que é encontrado nos contextos da vida familiar, social, amorosa, na própria estética e no ambiente em que se está inserido.

(ENADE, 2013) Os profissionais de Educação Física são, frequentemente, convocados a intervir na estética corporal dos indivíduos, que são influenciados, conscientemente ou não, pela cultura da sociedade em que vivem. Pode-se afirmar que a sociedade brasileira está altamente impactada pelas leis do consumo, o que contribui para as representações atuais do que vem a ser um corpo belo e saudável. Na maioria das vezes, esses profissionais privilegiam os conhecimentos da dimensão biológica do ser humano para atender a tais demandas, em detrimento de outros conhecimentos, como o sociológico, o histórico e o antropológico. Estudos têm revelado que aquilo que, em determinada época, foi considerado belo e saudável, pode ser, em outro contexto, considerado feio e doente, conforme os valores sociais e culturais de cada época.
O texto sugere que os profissionais de Educação Física e Fisioterapia intervenham de forma a:
a. Acolher as demandas, porém introduzindo uma intervenção que questione os padrões midiáticos, com vista a criar um movimento cultural de respeito às identidades.
b. Rejeitar as demandas, porém introduzindo uma reflexão sobre as representações diferenciadas do que vem a ser belo e saudável, criando, assim, um movimento cultural de busca pelo corpo belo e saudável.
c. Acolher as demandas, porém introduzindo a noção de que não existem corpos feios ou belos, mas sim corpos saudáveis, com vista a criar um movimento cultural ao corpo saudável.
d. Acolher as demandas de pessoas que querem ficar mais fortes ou magras, com vista a criar um movimento cultural do culto ao corpo.
e. Rejeitar as demandas, criticando os indivíduos que procuram as academias para ações pontuais, impactadas por modismos midiáticos, criando um movimento cultural de recusa às identidades.

(ENADE, 2007) Um profissional de Educação Física e outro de Fisioterapia, no âmbito em que trabalha, diagnosticam o grande interesse dos jovens pelas práticas corporais divulgadas pelas mídias impressas e nos programas de televisão que indicam dietas, medicamentos, cremes, peças de vestuários, calçados e aparelhos de musculação de última geração, que prometem que a pessoa atinja, em tempo reduzido, um corpo nos padrões divulgados como ideais pela mídia. O profissional, então, sente-se desafiado a satisfazer essa demanda e, ao mesmo tempo, promover a capacidade crítica desses jovens.
Considerando-se as alternativas de fazer pedagógico diante do desafio dessa situação hipotética, como um profissional de Educação Física e/ou de Fisioterapia pode favorecer o desenvolvimento da crítica dos jovens às relações ideológicas entre corpo, subjetividade e cultura de consumo?
a. Comparando as principais vantagens dos métodos de emagrecimento comumente divulgados nas revistas de grande circulação.
b. Identificando as barreiras que impedem os jovens de experimentar as práticas corporais que sempre apresentam na televisão.
c. Reconhecendo os conflitos de interesse existentes dentro do grupo em relação ao corpo e verificando a melhor maneira de harmonizá-los.
d. Debatendo vantagens e desvantagens das atividades corporais associadas com o conhecimento de si e de sua realidade social.
e. Comentando as características de novos equipamentos esportivos destacadas pelas propagandas para a prática de exercícios.

Mais conteúdos dessa disciplina