Buscar

Analise as afirmativas abaixo sobre a história da Literatura Infantil no Brasil:         I.          Na primeira fase, circulavam no Brasil traduçõ...

Analise as afirmativas abaixo sobre a história da Literatura Infantil no Brasil:

 

      I.          Na primeira fase, circulavam no Brasil traduções e adaptações de obras estrangeiras para crianças. Sendo tais obras destinadas ao público europeu infantil, as traduções e as adaptações apresentavam problemas, devido não só ao distanciamento linguístico entre o português em que esses textos eram expressos e ao falar típico dos brasileiros, mas também quanto a representação de mundo, redundando em problemas de identidade cultural.

     II.          Na segunda fase, o percurso da literatura infantil foi marcado pelas mãos de Monteiro Lobato. Ela recebeu uma roupagem nova visível na inovação temática das histórias e na aproximação entre a linguagem e o tom coloquial que caracterizava a fala brasileira.

   III.          Na terceira fase a literatura infantil, nesse período em que o país se encaminhava para um projeto industrial de relevância, assumiu um caráter conservador. A supremacia da vida urbana sobre a rural foi um tema explorado. Os moradores da zona Campestre foram desprestigiados, desprezando-se o homem do campo e sua fala característica.

   IV.          O período compreendido pelas décadas de 70 e 80 compõe a quarta fase da literatura infantil no Brasil. A narrativa infantil dessas duas décadas produziu obras diversificadas, modernos contos de fadas e de ficção científica, narrativas de cunho social e policial. Além do abandono da postura didático-pedagógica, ao mostrar personagens e enredos livres do estigma de modelos exemplares, as produções inovaram pela representação do protagonista: crianças desajustadas e ou frustradas.

 

Assinale a alternativa CORRETA:


Escolha uma opção:

a. Somente II, III e IV está correta.

b. Todas estão corretas.

c. Somente I, II e III estão corretas.

d. Somente II e IV estão corretas.

e. Somente I e III estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) Somente II e IV estão corretas. As afirmativas I e III apresentam informações incorretas sobre a história da literatura infantil no Brasil. A afirmativa II está correta ao mencionar a importância de Monteiro Lobato na literatura infantil brasileira, e a afirmativa IV também está correta ao mencionar a diversificação das obras produzidas nas décadas de 70 e 80.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais