Buscar

A abordagem marxista das Relações Internacionais reflete no processo que promoveu a unificação econômica e social da raça humana e aponta o papel d...

A abordagem marxista das Relações Internacionais reflete no processo que promoveu a unificação econômica e social da raça humana e aponta o papel desempenhado pelo capitalismo nesse desenvolvimento”. SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 3), p. 90. Sobre o pensamento marxista nas RI, avalie as afirmativas abaixo: I) O Marxismo nas RI defendia a aspiração de que a alienação, a exploração seriam substituídos por uma cooperação universal consequente da internacionalização da classe trabalhadora. Contudo, a internacionalização econômica não foi acompanhada por um internacionalismo do proletariado, mas provocou o aumento dos vínculos entre as elites nacionais. Portanto, as teorias contemporâneas marxistas de Relações Internacionais romperam com a visão da emancipação universal da classe trabalhadora que provocaria uma mudança radical via revolução. II) A teoria da dependência, que analisava centro e periferia, defendeu a análise das desigualdades na distribuição da renda, entendidas como consequências da organização do capitalismo mundial. III) O marxismo pode ser visto como legítima Teorias de Relações Internacionais, uma vez que se dedicou a entender assuntos relacionados a paz e Guerra, não se dedicando apenas a questões econômicas.

💡 1 Resposta

User badge image

Lucília Lima curte o material p ajudar por favor

Deixa um Like, ok?



Apenas I e II

A primeira afirmativa está correta pois o marxismo previa a internacionalização da classe trabalhadora para a revolução, mas o que ocorreu foi o oposto, por isso as teorias mais contemporâneas eliminaram a ideia da revolução socialista. A segunda também é verdadeira, pois a teoria da dependência defende a ideia de centro e periferia e baseia-se na lógica da ideia de distribuição desigual da riqueza. A terceira está errada, porque a teoria marxista não construiu uma teoria legítima das RI, porque não se preocupava com temas relacionadas à paz, à segurança e aos conflitos.

Fonte: SILVA, Caroline C. V.; CULPI, Ludmila A. Teorias de Relações Internacionais: origens e desenvolvimento. Curitiba: Editora InterSaberes, 2017. (Capítulo 3), p. 86-92.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais