Buscar

Use as entalpias-padrão de formação para calcular a entalpia de combustão do gás propano a dióxido de carbono e vapor d’água.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a entalpia de combustão do gás propano (C3H8) a dióxido de carbono (CO2) e vapor d'água (H2O), você precisa seguir os seguintes passos: 1. Escreva a equação balanceada da reação de combustão do propano: C3H8 + 5O2 -> 3CO2 + 4H2O 2. Consulte as entalpias-padrão de formação dos compostos envolvidos na reação. As entalpias-padrão de formação são valores tabelados que representam a variação de entalpia quando um mol de substância é formado a partir de seus elementos constituintes, nas condições-padrão de 25°C e 1 atm. - Entalpia-padrão de formação do CO2: -393,5 kJ/mol - Entalpia-padrão de formação do H2O: -285,8 kJ/mol - Entalpia-padrão de formação do C3H8: -103,8 kJ/mol 3. Calcule a entalpia de combustão utilizando a lei de Hess, que afirma que a variação de entalpia de uma reação é igual à soma das variações de entalpia das reações intermediárias. ΔHcombustão = Σ(ΔHformação produtos) - Σ(ΔHformação reagentes) ΔHcombustão = [3(-393,5 kJ/mol) + 4(-285,8 kJ/mol)] - (-103,8 kJ/mol) ΔHcombustão = -2219,7 kJ/mol - (-103,8 kJ/mol) ΔHcombustão = -2115,9 kJ/mol Portanto, a entalpia de combustão do gás propano a dióxido de carbono e vapor d'água é de -2115,9 kJ/mol.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais