Buscar

Leia o excerto a seguir: “Quando uma força resultante externa atua sobre um corpo, ele se acelera. A aceleração possui a mesma direção e o mesmo s...

Leia o excerto a seguir:

“Quando uma força resultante externa atua sobre um corpo, ele se acelera. A aceleração possui a mesma direção e o mesmo sentido da força resultante. O vetor força resultante é igual ao produto da massa do corpo pelo vetor aceleração do corpo.”

Fonte: YOUNG, H.D, FREEDMAN, R.A. Física de Sears & Zemansky: Volume 1 - Mecânica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2015. (adaptado).

Dadas essas informações e os conteúdos estudados sobre a segunda lei de Newton, que enuncia a respeito da proporcionalidade entre a resultante das forças aplicadas em um corpo e a aceleração, analise as afirmativas a seguir.

I. Um corpo com massa de 3kg sob ação de uma força de 6N possui aceleração maior que um corpo de massa 5 kg sob ação de uma força de 11 N.
II. Ao se dobrar a força resultante aplicada em um corpo, a aceleração desenvolvida por ele também dobrará.
III. Um corpo em queda livre no vácuo possui aceleração resultante igual à da gravidade.
IV. Se a força resultante possuir direção de 30° em relação à linha horizontal, a aceleração resultante estará nos mesmos 30°, mas em relação à linha vertical.
a) III e IV.
b) II e III.
c) I e II.
d) II e IV.
e) I e IV.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE 01 Híbrido - Mecânica dos Solido VALDEMIR
9 pág.

Mecânica dos Sólidos I Universidade da AmazôniaUniversidade da Amazônia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas: I. Um corpo com massa de 3kg sob ação de uma força de 6N possui aceleração maior que um corpo de massa 5 kg sob ação de uma força de 11 N. Essa afirmativa está incorreta. De acordo com a segunda lei de Newton, a aceleração é inversamente proporcional à massa do corpo. Portanto, um corpo com massa maior terá uma aceleração menor, mesmo que a força aplicada seja maior. II. Ao se dobrar a força resultante aplicada em um corpo, a aceleração desenvolvida por ele também dobrará. Essa afirmativa está correta. De acordo com a segunda lei de Newton, a aceleração é diretamente proporcional à força resultante aplicada em um corpo. Portanto, se a força resultante for dobrada, a aceleração também será dobrada. III. Um corpo em queda livre no vácuo possui aceleração resultante igual à da gravidade. Essa afirmativa está correta. Em queda livre no vácuo, um corpo está sujeito apenas à força da gravidade, que gera uma aceleração constante de aproximadamente 9,8 m/s². IV. Se a força resultante possuir direção de 30° em relação à linha horizontal, a aceleração resultante estará nos mesmos 30°, mas em relação à linha vertical. Essa afirmativa está incorreta. A aceleração resultante estará na mesma direção da força resultante, ou seja, também estará a 30° em relação à linha horizontal. Portanto, as afirmativas corretas são a III e IV. A alternativa correta é a letra a) III e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais