Buscar

(ENADE, 2013) O Código Deontológico organiza um conjunto de princípios e regras de condutas em cada profissão que primam pelo respeito aos princípi...

(ENADE, 2013) O Código Deontológico organiza um conjunto de princípios e regras de condutas em cada profissão que primam pelo respeito aos princípios bioéticos da autonomia, beneficência, não maleficência e justiça. O Conselho Federal de Biomedicina - CFBm, no uso de suas atribuições legais, regulamenta o novo Código de Ética da Profissão com a Resolução n° 198, de 21 fevereiro de 2011. Com base nessas regulamentações e no cumprimento ao Código Deontológico no exercício da Biomedicina, avalie as afirmacoes a seguir:

I- O biomédico é um profissional da saúde e deve contribuir para a salvaguarda da saúde pública em geral e das ações de educação dirigidas à comunidade, respeitando todos os princípios deontológicos.
II- As normas éticas devem ser seguidas pelos profissionais biomédicos no exercício da profissão independentemente da função ou cargo que ocupam, assim como o sigilo profissional.
III- O biomédico obedecerá ao princípio da legalidade, podendo exercer até dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas, sendo vedada a acumulação remunerada de dois cargos públicos.
IV- A conduta profissional do biomédico requer sigilo profissional apenas em situações solicitadas pelo paciente ou que não tragam riscos a sua sobrevivência.
A I.
B IV.
C II e III.
D I e II.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Introdução ao Laboratório Clínico
6 pág.

Laboratorio Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa C) II e III. Isso porque as afirmativas II e III estão de acordo com as regulamentações do Código Deontológico da profissão de Biomedicina. A afirmativa I está correta, mas não está presente na alternativa C. A afirmativa IV está incorreta, pois o sigilo profissional é uma obrigação do biomédico em todas as situações, não apenas quando solicitado pelo paciente ou quando não há riscos à sua sobrevivência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais