Buscar

As fraturas ósseas podem ser divididas em complicadas ou simples, sendo que a definição do tipo de fratura irá definir os cuidados emergenciais e m...

As fraturas ósseas podem ser divididas em complicadas ou simples, sendo que a definição do tipo de fratura irá definir os cuidados emergenciais e médicos a serem adotados. A respeito das diferenças entre esses tipos de fraturas, assinale a alternativa correta.


A. Fraturas complicadas são caracterizadas pela perda da continuidade óssea, sempre resultando em hemorragia dos vasos adjacentes e em rompimento da pele. Quanto às lesões simples, apresentam somente traumas nos ossos, sem lesões associadas.
B. Fraturas complicadas são fraturas nas quais somente os ossos são lesionados, seja por trauma direto ou indireto. Quanto às simples, apresentam lesões nos tecidos adjacentes, como vasos sanguíneos, nervos e músculos.
C. As fraturas complicadas e as fraturas simples têm como diferencial a exposição do osso. As complicadas têm maior probabilidade de apresentarem infecções, devido à exposição.
D. Fraturas complicadas são caracterizadas por afetarem os tecidos vizinhos, podendo causar lesões em vasos sanguíneos, músculos e nervos. Quanto às simples, apresentam somente traumas nos ossos, sem lesões associadas.

Essa pergunta também está no material:

4 2 Lesões traumáticas
8 pág.

Educação Física Centro Universitário UNIBTACentro Universitário UNIBTA

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D. Fraturas complicadas são caracterizadas por afetarem os tecidos vizinhos, podendo causar lesões em vasos sanguíneos, músculos e nervos. Quanto às fraturas simples, apresentam somente traumas nos ossos, sem lesões associadas.

0
Dislike0
User badge image

Valmizonia Aguiar

QUESTIONÁRIO 06 – TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS

1

As queimaduras são feridas traumáticas causadas por diversos tipos de agentes, podendo ser químicos, elétricos ou radioativos. Esse tipo de ferida é classificado pela sua magnitude: de primeiro, segundo ou terceiro grau. Com relação às queimaduras de primeiro grau, como é possível identificá-las?

  • São queimaduras de menor gravidade que podem ser dolorosas, atingem a camada superficial da pele e podem descamá-la. CORRETA
  • É uma queimadura que atinge tanto a epiderme quanto a derme, podendo afetar as terminações nervosas dos neurônios e não apresentar dor. São lesões que costumam deixar cicatrizes.
  • São queimaduras de menor gravidade, dolorosas e que costumam destruir as camadas de proteção da pele, inclusive as terminações nervosas dos neurônios.
  • São queimaduras profundas e de maior gravidade caracterizadas pela destruição das camadas de proteção do corpo, podendo atingir tecidos mais profundos como ossos e músculos.

1

A Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) listou diversos itens passíveis de causarem danos por queimaduras ao organismo. É importante o conhecimento desses itens para que possam ser guardados de maneira adequada, fora do alcance de crianças. Assinale a alternativa que contenha os itens passíveis de causarem queimaduras de acordo com a SBAIT.

  • Líquidos superaquecidos, fogos de artifício, frio, chama direta e ferimentos por objetos pontiagudos.
  • Agentes químicos, agentes radioativos, radiação solar, frio, fogos de artifício e mordidas de animais peçonhentos.
  • Líquidos superaquecidos, combustível, chama direta, superfícies superaquecidas e eletricidade. CORRETA
  • Agentes químicos, agentes radioativos, radiação solar, superfícies superaquecidas e ferimentos por pancadas.

1

No Brasil, casos de afogamento são relatados diariamente. Postula-se que 17 pessoas morram por dia devido a esse tipo de ocorrência. Assinale a alternativa que contém os fatores de risco para casos de afogamento e sua justificativa adequada.

  • Acesso à água: pessoas que não têm acesso cotidianamente à água têm maiores probabilidades de se afogarem, uma vez que não aprendem a nadar por causa disso.
  • Sexo: os homens apresentam maior índice de mortalidade, pois apresentam maior exposição ao meio aquático. CORRETA
  • Sexo: as mulheres apresentam maior probabilidade de mortalidade, pois têm menor acesso à água, o que evita que aprendam a nadar.
  • Idade: a faixa mais elevada encontra-se entre 20 e 30 anos de idade, pois esse público apresenta maior exposição à água.

1

Casos de afogamento são frequentes e mantêm uma relação íntima com a Educação Física, pois o ensino de natação é uma prerrogativa dos profissionais da área. Em casos de afogamento, você deverá tomar certas medidas. Assinale a opção que contém as medidas corretas a serem tomadas.

  • Se a vítima apresentar tonturas ou vômitos, dê água ou alimentos para ela ingerir, repondo assim o que foi perdido.
  • Se o afogado não estiver respirando, chame o sistema emergencial e não toque na vítima.
  • Se a vítima estiver respirando, deixe-a sozinha para que não sofra constrangimento.
  • Forneça flutuador, corda ou boia para a pessoa que está se afogando. Esses utensílios lhe auxiliarão para retirar a vítima da água. CORRETA

1

As hemorragias são situações em que há extravasamento do sangue de dentro de seus vasos. Esse extravasamento pode ser interno ou externo, quando rompe a camada protetora do corpo, que é a pele. Podemos identificar três tipos de hemorragia com relação às características do sangramento, como velocidade e coloração. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os três tipos.

  • Hemorragias arteriais, hemorragias sistêmicas e hemorragias capilares.
  • Hemorragias sistêmicas, hemorragias venosas e hemorragias capilares.
  • Hemorragias arteriais, hemorragias venosas e hemorragias capilares. CORRETA
  • Hemorragias arteriais, hemorragias venosas e hemorragias sistêmicas.

QUESTIONÁRIO 07 – TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS

1

Distensões e estiramentos são lesões frequentes em ambientes de prática esportiva, variando em gravidade. Lesões menos graves podem permitir que o indivíduo continue participando da atividade, enquanto que lesões mais graves são incapacitantes e necessitam de intervenção médica. Qual é o procedimento correto a ser adotado em casos de distensões e de estiramentos?

  • Aplicar compressas com panos quentes, por até quinze minutos. A lesão necessita ser comprimida com gases para evitar hemorragias.
  • Aplicar compressas com gelo, por vinte minutos. O indivíduo deve realizar pequenos movimentos com a musculatura lesionada, para que haja o retorno da circulação sanguínea.
  • Aplicar compressas com panos quentes, por até quinze minutos, no local afetado. A técnica do torniquete pode ser utilizada, a fim de diminuir o processo de inflamação.
  • Aplicar compressas com gelo, por até quinze minutos, no local afetado. O membro pode ser elevado, para impedir a progressão da inflamação. CORRETA

1

Cãibras são lesões musculares de menor gravidade, configurando-se como distúrbios neuromusculares que causam a contração da musculatura afetada. Sobre as cãibras, assinale a alternativa correta.

  • Por terem um componente neurológico, as cãibras são causadas exclusivamente por disfunções neurológicas, como estresse, depressão e Alzheimer.
  • As cãibras são fenômenos neuromusculares causados por desbalanços eletrolíticos e energéticos, causados pela prática de atividade física intensa ou desidratação, na maioria das vezes. CORRETA
  • Podemos evitar cãibras comendo bananas, exclusivamente, pois são causadas apenas pelo déficit de potássio e de carboidratos.
  • Em casos de cãibras, você deve imobilizar o membro afetado e dirigir-se ao hospital mais próximo.

1

As fraturas ósseas podem ser divididas em complicadas ou simples, sendo que a definição do tipo de fratura irá definir os cuidados emergenciais e médicos a serem adotados. A respeito das diferenças entre esses tipos de fraturas, assinale a alternativa correta.

  • Fraturas complicadas são caracterizadas pela perda da continuidade óssea, sempre resultando em hemorragia dos vasos adjacentes e em rompimento da pele. Quanto às lesões simples, apresentam somente traumas nos ossos, sem lesões associadas.
  • Fraturas complicadas são fraturas nas quais somente os ossos são lesionados, seja por trauma direto ou indireto. Quanto às simples, apresentam lesões nos tecidos adjacentes, como vasos sanguíneos, nervos e músculos.
  • As fraturas complicadas e as fraturas simples têm como diferencial a exposição do osso. As complicadas têm maior probabilidade de apresentarem infecções, devido à exposição.
  • Fraturas complicadas são caracterizadas por afetarem os tecidos vizinhos, podendo causar lesões em vasos sanguíneos, músculos e nervos. Quanto às simples, apresentam somente traumas nos ossos, sem lesões associadas.

1

Os traumas indiretos, ou seja, aqueles causados pela transferência de força de um local para o outro, podem atingir as articulações. Alguns deles geram perda da congruência articular, devido à manutenção de uma posição que não permite a função dos movimentos realizados por aquela articulação. Como chamamos esse tipo de lesão?

  • Luxação. CORRETA
  • Entorse.
  • Estiramento.
  • Distensão.

1

A entorse é caracterizada com a perda momentânea da congruência ou da continuidade articular, ocasionada por um movimento brusco ou violento. Geralmente, essa lesão vem acompanhada de danos aos tecidos conectivos adjacentes, em especial os ligamentos articulares. A respeito dos primeiros socorros a serem oferecidos, assinale a alternativa correta.

  • O objetivo do tratamento da entorse é recolocar a articulação no local de origem. Esse procedimento deve ser realizado pelo profissional de primeiros socorros.
  • Esse tipo de dano deve ser tratado como lesões por fratura, pois todas as entorses envolverão o rompimento completo dos ligamentos articulares, exigindo imobilização das vítimas. CORRETA
  • O objetivo do tratamento da entorse é reduzir a inflamação. Para tal, poderão ser feitas compressas de gelo e proceder à elevação do membro.
  • Os casos de entorses são especialmente perigosos, pois a inflamação excessiva do local pode ocasionar a compressão dos vasos sanguíneos. Por isso, um torniquete deve ser usado, para impedir a inflamação.    


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais