Buscar

A fadiga muscular pode ser definida como uma diminuição da capacidade de produzir força que se desenvolve gradualmente logo após o início da ativid...

A fadiga muscular pode ser definida como uma diminuição da capacidade de produzir força que se desenvolve gradualmente logo após o início da atividade (ENOKA; DUCHATEAU, 2008). A compreensão desse fenômeno é importante para entender como o organismo funciona durante a execução de determinado exercício. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:


I- Em exercícios de curta duração e alta intensidade, a fadiga muscular ocorre de forma rápida porque a demanda de ATP pela contração é muito alta e, por isso, não é possível obter estabilidade.
II- A fadiga aguda caracteriza-se por um somatório de processos de recuperação incompleto durante um período longo de treinamento intenso.
III- A fadiga muscular durante exercícios prolongados também pode ocorrer em função da depleção do glicogênio muscular.
IV- A fadiga central pode ocorrer em decorrência de atividades de longa duração e está relacionada com a propagação do potencial elétrico na fibra muscular e acúmulo de metabólitos.

Essa pergunta também está no material:

fisiologia
1 pág.

Fisiologia do Exercício

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as sentenças apresentadas: I- Em exercícios de curta duração e alta intensidade, a fadiga muscular ocorre de forma rápida porque a demanda de ATP pela contração é muito alta e, por isso, não é possível obter estabilidade. Essa sentença está correta. Em exercícios de curta duração e alta intensidade, a demanda de ATP (adenosina trifosfato) é elevada, e a fadiga muscular pode ocorrer rapidamente devido à incapacidade de suprir essa demanda energética. II- A fadiga aguda caracteriza-se por um somatório de processos de recuperação incompleto durante um período longo de treinamento intenso. Essa sentença está incorreta. A fadiga aguda refere-se a uma diminuição temporária da capacidade de produzir força muscular durante ou imediatamente após o exercício, não necessariamente relacionada a um período longo de treinamento intenso. III- A fadiga muscular durante exercícios prolongados também pode ocorrer em função da depleção do glicogênio muscular. Essa sentença está correta. Durante exercícios prolongados, a fadiga muscular pode ocorrer devido à depleção do glicogênio muscular, que é a principal fonte de energia utilizada durante a contração muscular. IV- A fadiga central pode ocorrer em decorrência de atividades de longa duração e está relacionada com a propagação do potencial elétrico na fibra muscular e acúmulo de metabólitos. Essa sentença está correta. A fadiga central refere-se à diminuição da capacidade de ativar os músculos devido a fatores neurais, como a propagação do potencial elétrico na fibra muscular e o acúmulo de metabólitos, como o ácido lático. Portanto, as sentenças corretas são: I, III e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais