Logo Passei Direto
Buscar

Bioquímica Clínica

Colégio Objetivo
O diagnóstico do diabetes mellitus deve ser realizado a partir de exames laboratoriais que devem ser complementares ou então confirmados com sua repetição. Os exames laboratoriais de rotina que estão relacionados com o diagnóstico e/ou o acompanhamento do diabetes são:


Curva glicêmica, dosagem de anticorpos anti-HIV e EAS
Curva glicêmica, pesquisa de anticorpo anti-ilhota e dosagem de sódio
TOTG, dosagem de frutosamida e dosagem de ácido fólico
Glicemia em jejum, dosagem de hemoglobina glicada e EAS
TOTG, dosagem de hemoglobina glicada e eletroforese de proteínas
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para o diagnóstico do diabetes mellitus, os exames laboratoriais mais comuns e recomendados são: - Glicemia em jejum - Dosagem de hemoglobina glicada (HbA1c) - Teste oral de tolerância à glicose (TOTG) Portanto, a opção correta relacionada ao diagnóstico e acompanhamento do diabetes é: Glicemia em jejum, dosagem de hemoglobina glicada e EAS. Esses exames ajudam a confirmar a presença de diabetes e a monitorar o controle glicêmico ao longo do tempo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta para os exames laboratoriais relacionados ao diagnóstico e/ou acompanhamento do diabetes mellitus é: Glicemia em jejum, dosagem de hemoglobina glicada e EAS.

Essa resposta te ajudou?

4
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

"Enzimas são catalisadores proteicos responsáveis pela maioria das reações químicas do organismo, sendo encontradas em todos os tecidos. De uma maneira geral, a concentração de enzimas no soro é baixa, podendo aumentar significativamente após uma lesão orgânica. Na maioria dos estados patológicos em que ocorre elevação da concentração enzimática, a causa é o aumento da permeabilidade da membrana celular por uma lesão ou necrose da célula com as enzimas difundindo-se para os capilares e atingindo a corrente circulatória. Ocasionalmente, os níveis aumentados da enzima no soro são provocados por aumento da síntese enzimática intracelular com consequente difusão dessa enzima para a corrente sanguínea." Fonte: MARCONDI, W. A importância e a determinação das enzimas para o diagnóstico clínico. Consultado na internet em: 17 mar. 2021.
Sobre as enzimas comumente avaliadas em laboratórios clínicos, analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa correta: A desidrogenase lática (DHL) é uma enzima utilizada, exclusivamente, para avaliação de hemólises.
A creatinofosfoquinase (CPK) é um excelente marcador de dano hepatocelular.
Nos homens, a fosfatase ácida é um importante marcador de carcinoma prostático.
A elevação de aspartato aminotransferase (AST) indica osteoporose.
A elevação da fosfatase alcalina está sempre associada com dano hepático.


A desidrogenase lática (DHL) é uma enzima utilizada, exclusivamente, para avaliação de hemólises.
A creatinofosfoquinase (CPK) é um excelente marcador de dano hepatocelular.
Nos homens, a fosfatase ácida é um importante marcador de carcinoma prostático.
A elevação de aspartato aminotransferase (AST) indica osteoporose.
A elevação da fosfatase alcalina está sempre associada com dano hepático.

(IADES - 2014 - EBSERH - Biomédico)
Um passo inicial para detectar problemas no fígado é um exame de sangue que determina a presença de certas enzimas, comumente chamadas de transaminases. Elas incluem a aminotransferase de aspartate (AST) e a aminotransferase de alanine (ALT). Acerca dessas enzimas, assinale a alternativa correta:


Níveis maiores de ALT em relação ao AST indicam dano celular profundo, mas apenas AST indica presença de hepatite aguda.
A AST é encontrada em alta concentração nos hepatócitos e muito pouco em outros tecidos. Portanto, é considerada específica de lesão hepatocelular.
Na hepatite aguda em fase inicial, geralmente, as concentrações de ALT estão mais elevadas nas primeiras 24 horas.
A ALT é mais encontrada no citoplasma e nas mitocôndrias e AST nos vasos sanguíneos hepáticos.
A dosagem de AST e ALT são mais sensíveis para lesão hepatocelular aguda do que a dosagem de bilirrubinas.

(Adaptada de SELECON - 2020 - Prefeitura de Boa Vista/ RR - Bioquímico)
Nas fraldas de uma criança é verificada a presença regular de urina escura que se acentua progressivamente. Há uma hipótese diagnóstica de alcaptonúria ou ocronose, já que o teste na urina com cloreto férrico é positivo. Esta doença hereditária rara é motivada pela deficiência da enzima hepática:


Carboxilase do piruvato
Descarboxilase do glutamato
Dioxigenase do homogentisato
Tirosina hidroxilase
Hidroxilase do fenilpiruvato

A dosagem de creatinina é utilizada para a avaliação da função renal. A seguir são listadas algumas condições patológicas ou fisiológicas que alteram o valor da creatinina sérica. Assinale a alternativa que apresenta uma condição em que ocorra diminuição da creatinina sérica:


Diminuição da massa muscular
Aumento da ingestão de carne cozida
Cetoacidose
Uso de corticoides
Doença renal

Ana Paula levou o resultado de seu exame ao médico com os seguintes resultados: Com base nesses resultados, podemos afirmar que:


Ana Paula apresenta uma hipertrigliceridemia.
Ana Paula não apresenta alterações.
Ana Paula apresenta uma dislipidemia mista.
Ana Paula apresenta uma hipercolesterolemia.
Ana Paula apresenta uma hipoglicemia.

(IBADE - 2019 - Prefeitura de Seringueiras - RO). Tendo em conta os imunoensaios de dispersão de luz, analise as seguintes afirmacoes:
I. A Nefelometria é uma técnica frequentemente empregada para medir as concentrações de IgA, IgM e IgG entre outras proteínas plasmáticas.
II. A Nefelometria mede a redução da luz ao passar por um complexo antígeno-anticorpo, ou seja, mede o quanto esta solução absorve luz e o quanto ela deixa passar.
III. A principal diferença entre nefelometria e turbidimetria é que, na nefelometria, a luz dispersa que atravessa a solução é medida, enquanto na turbidimetria a luz não é difundida (a absorvida) é medida.
Está(ão) correta(s) apenas:


II.
II e III.
I.
I e II.
III.

Adaptado de Prefeitura Municipal de Senador Canedo (Itame - 2019) O serviço prestado pelo laboratório clínico é uma atividade complexa influenciada por vários fatores internos e ambientais que podem comprometer seus resultados. A complexidade da prestação de serviços médico-laboratoriais evidencia a necessidade de os laboratórios clínicos repensarem suas estruturas, seus processos e também suas relações de trabalho, pois seus serviços estão profundamente comprometidos com a qualidade dos resultados. Nesse contexto surge a Gestão da Qualidade, envolvendo um conjunto de técnicas e procedimentos operacionais que se destinam a monitorar a qualidade dos exames. Sendo assim, o Controle de Qualidade Interno consiste:


Na avaliação do desempenho dos analistas clínicos através de testes de proficiência, análise de suas operações e comparações interlaboratoriais com outros profissionais.
Em um conjunto de ações praticadas por profissionais clínicos a fim de observar as diferenças operacionais que geram erros nos resultados dos exames.
Na análise dos resultados dos exames laboratoriais em relação aos valores de referência estabelecidos.
Na verificação da qualidade dos reagentes e equipamentos utilizados nos exames laboratoriais.
Na realização de auditorias internas para avaliar a conformidade dos processos e procedimentos do laboratório clínico.

Mais conteúdos dessa disciplina