Logo Passei Direto
Buscar

Politica Social

Colégio Objetivo
Segundo Iamamoto (2003, p. 27) a questão social é definida como:


A. Conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raíz comum: a produção social é progressivamente mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação de seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade.
B. Conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raíz comum: a produção social é progressivamente mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação de seus frutos se mantém coletiva, distribuida por uma parte da sociedade.
C. Conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raíz comum: a produção social é progressivamente mais individual, o trabalho torna-se de responsabilidade do indivíduo, enquanto a apropriação de seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade.
D. Conjunto das expressões das superioridades dos movimentos sociais, que tem uma raíz comum: a produção social é progressivamente mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação de seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade.
E. Conjunto das expressões das igualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raíz comum: a produção social é progressivamente mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa A. Segundo Iamamoto (2003, p. 27), a questão social é definida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é progressivamente mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação de seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Resultante do processo de liofilização organizacional (Castillo, 1996) que permeia o mundo empresarial, em que as substâncias vivas são eliminadas, como o trabalho vivo, sendo substituídas pelo maquinário tecnoinformacional presente no trabalho morto. E, nessa empresa liofilizada, é necessário um "novo tipo de trabalho". Sobre esse "novo tipo de trabalho" é correto afirmar:


A. "Polivalente", "multifuncional", idêntico ao trabalhador que se desenvolveu na empresa taylorista e fordista.
B. Fundamentado na especialização taylorista e fordista, onde o trabalhador é inflexível e especialista apenas em uma forma de executar suas atividades.
C. O novo tipo de trabalho se refere ao trabalho voltado para os meios de comunicação, como telemarketing e outros. Dessa forma, embora a mercadoria não seja algo palpável, é algo de uso, portanto, tem valor de uso e de troca.
D. "Polivalente", "multifuncional", diferente do realizado pelo trabalhador que se desenvolveu na empresa taylorista e fordista. O trabalho que cada vez mais as empresas buscam não é mais aquele fundamentado na especialização taylorista e fordista, mas o que se gestou na fase da "desespecialização multifuncional", do "trabalho multifuncional", que em verdade expressa a enorme intensificação dos ritmos, tempos e processos de trabalho (Bernardo, 2004).
E. O trabalhador é especialista em algo, sempre tendo como modelo as estruturas fordistas e tayloristas, transformando o trabalho em algo não mais social, mas individual.

Assinale a alternativa correta com relação às características da política de saúde no período pós-golpe de 1964:


A. Era marcada pela hegemonia da “assistência médica previdenciária”. Coordenada pelo Inamps, caracterizava-se pela compra de serviços do setor privado (hospitais, clínicas e laboratórios) e pelo credenciamento de médicos. Essas ações eram financiadas pelas contribuições de trabalhadores e empregadores, para o FPAS.
B. Tinha como principais características a integralidade, a universalidade e a participação popular.
C. Tinha como principais características sua garantia de controle social e participação popular no âmbito do SUS, que já entrava em vigor neste período e o financiamento tripartite.
D. Foi marcada pela garantia de prestação de saúde integra

Mais conteúdos dessa disciplina