Buscar

Tarefa de TIC Nome: Luana Elen Calau Alves Marinho Tema da Semana: Cetoacidose diabética Data: 28/02/2023 RESPOSTA: A cetoacidose diabética (CAD) ...

Tarefa de TIC
Nome: Luana Elen Calau Alves Marinho
Tema da Semana: Cetoacidose diabética
Data: 28/02/2023

RESPOSTA:
A cetoacidose diabética (CAD) e o estado hiperosmolar hiperglicêmico são duas complicações agudas que podem afetar pacientes diabéticos tipo 1 e 2. Geralmente acontece em pacientes diabéticos tipo 1, uma vez que para que a cetose aconteça, é necessário haver insulinopenia grave, pois a insulina sérica inibe a produção hepática de corpos cetônicos. Em suma, a fisiopatologia da CAD ocorre devido a uma concentração muito baixa de insulina e a alta dos hormônios contrarregulatórios da insulina (glucagon, hormônio do crescimento, cortisol e catecolaminas). Como consequência deste desbalanço, ocorre estímulo para a gliconeogênese hepática e renal, a glicogenólise hepática e a incapacidade das células da periferia captar o excesso de glicose circulando, estabelecendo um estado de hiperglicemia grave.
A elevação da osmolaridade sérica provoca a saída de fluido do compartimento intra para o extracelular, carreando eletrólitos como potássio, cloro e fosfato. Uma vez no espaço intravascular, estes elementos são eliminados em grande quantidade na urina devido à diurese osmótica consequente à hiperglicemia. Na cetoacidose, temos uma situação paradoxal em relação ao potássio e ao fosfato: apesar de uma grande perda urinária e grave espoliação corporal destes elementos, os seus níveis séricos mantêm-se normais ou elevados. São basicamente três motivos: (1) a depleção de insulina predispõe à saída de potássio e fosfato das células; (2) a hiperosmolaridade extrai água e potássio das células; (3) a acidemia promove a entrada de H+ nas células em troca da saída de potássio. A gravidade do quadro permite que se estime o déficit de água e eletrólitos. A hiperpotassemia não controlada está entre os mais lesivos distúrbios eletrolíticos encontrados na prática médica. Pode ter origem endógena, quando decorrente de doenças clínicas, dentre as quais estão as disfunções renais, principalmente quando agravadas por estados acidóticos ou por desidratação, ou infecções; ou origem exógena, quando decorre de ingestão indevida e excessiva de dietas hipercalêmicas ou por infusão exagerada do íon, além do uso de medicações retentoras de potássio, como por exemplo, os inibidores da ECA ou a espironolactona comuns no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva (ICC).
A cetoacidose diabética tem como uma das principais manifestações clínicas o hálito cetônico. As cetonas são uma substância química de odor característico produzida pelo corpo quando, devido a uma falta de insulina, este não é capaz de usar a glicose como fonte de energia, e em vez disso começa a utilizar a gordura, quando ocorre essa liberação de corpos cetônicos, portanto, o mau hálito aparece como um sinal característico do paciente diabético descompensado. Pacientes podem estar hipotensos e taquicárdicos por desidratação e acidose; podem respirar rápido e profundamente para compensar a acidemia (respiração de Kussmaul). Podem também apresentar hálito com odor de frutas em razão de exalarem acetona.












REFERÊNCIAS:
1ºGOMES, Eduardo Borges; PEREIRA, Hugo Cataud Pacheco. Distúrbios do Potássio. VITTALLE-Revista de Ciências da Saúde, v. 33, n. 1, p. 232-250, 2021.
2º WOLFRAN, Luciana; OYAFUSO, Mônica Kanashiro; OSAKI, Silvia Cristina. Cetoacidose diabética: Revisão. Pubvet, v. 13, p. 148, 2019.
3º SOUZA, Leonardo Calil Vicente Franco de et al. Cetoacidose diabética como apresentação inicial de diabetes tipo 1 em crianças e adolescentes: estudo epidemiológico no sul do Brasil. Revista Paulista de Pediatria, v. 38, 2019


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas não posso ajudar com essa tarefa específica de TIC. No entanto, posso fornecer informações gerais sobre a cetoacidose diabética se você tiver alguma dúvida.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais