Buscar

Tarefa de TIC Nome: Luana Elen Calau Alves Marinho Tema da Semana: Alzheimer Data: 18/04/2023 RESPOSTA: O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa...

Tarefa de TIC
Nome: Luana Elen Calau Alves Marinho
Tema da Semana: Alzheimer
Data: 18/04/2023

RESPOSTA:
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva, de base genética, podendo levar o paciente a um estado de dependência total e incapacitação devido a deterioração das funções cognitivas, especialmente a memória. A Doença de Alzheimer é descrita em pacientes portadores de síndrome de Down, mais frequentemente, pois acredita-se que a cromossomopatia gerada pela trissomia do cromossomo 21 esteja relacionada também com a gênese dessa relação. A relação entre a Doença de Alzheimer e a Síndrome de Down se dá a partir da Proteína Percursora Amiloide. A proteína percursora amiloide (APP) é sintetizada a partir do cromossomo 21, o mesmo afetado e responsável pela Síndrome de Down, um cromossomo triplo. Dessa forma, a síntese da APP é aumentada devido ao aparecimento deste cromossomo extra, produzindo até 1,5x mais a Proteína Amiloide. Sendo assim, esta proteína da origem ao seu fragmento tóxico, formando placas senis no cérebro, o que provavelmente danifica as células cerebrais e suas conexões (característico da Doença de Alzheimer). Tendo como base a idade, a Doença de Alzheimer pode ser classificada em 2 grupos: esporádica e familial. A esporádica normalmente tem início tardio (após os 65 anos), já a familial tem início precoce (antes dos 65), representando 5% dos casos. A forma mais conhecida da DA é a amnéstica, causando prejuízo na memória recente e na capacidade de aprendizado de novos fatos. A cronologia dos sintomas é dividida em: pré-demência, estágio inicial/leve, estágio intermediário e estágio avançado/terminal. Pré-demência: Nesta fase os sintomas são sutis, muitas vezes atribuídos de forma equivocada ao envelhecimento natural. Além da perda de memória recente, esta fase pode incluir sintomas como mudanças sutis na atenção, apatia, irritabilidade e sintomas depressivos. Estágio Inicial ou Leve: No estágio leve, os sintomas da pré-demência se agravam e o paciente pode se encontrar com dificuldade para encontrar palavras, desorientado no tempo e espaço, tendo dificuldade de tomar decisões. Estágio Intermediário: São comuns dificuldades mais evidentes no dia-a-dia, como esquecimento de fatos marcantes (nome de pessoas próximas), dificuldade de higiene pessoal e autocuidado, incapacidade de cozinhar e cuidar da casa, maior dificuldade para falar e se expressar com clareza, alucinações e alterações no comportamento. Estágio Avançado: Cursa com prejuízo gravíssimo da memória, com incapacidade de registrar dados e dificuldade em recuperar informações antigas, como reconhecimento de pessoas e locais. Nesta fase, o paciente pode já não conseguir alimentar-se normalmente, apresentando dificuldade em deglutir, além de poder ocorrer episódios de incontinência urinária e fecal, além de comportamento inadequado. A doença pode progredir ainda para dificuldades motoras, sendo necessário auxílio para caminhar. Neste estágio o paciente apresenta alto risco de desenvolver infecções, escaras e necessidade de hospitalização. REFERÊNCIAS:
1º BITENCOURT, Eduarda Machado et al. Doença de alzheimer: aspectos fisiopatológicos, qualidade de vida, estratégias terapêuticas da fisioterapia e biomedicina. Inova Saúde, v. 8, n. 2, p. 138-157, 2019.
2º DE ARAGÃO, Rodrigo Figueiredo et al. As manifestações clínicas e implicações no cotidiano do idoso com doença de Alzheimer. 2018.
3º SALES, José Nilton Ferreira et al. A enfermagem no cuidado com o idoso portador de alzheimer. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 18, p. e235-e235, 2019.
4º CAETANO, Liandra Aparecida Orlando; SILVA, Felipe Santos da; SILVEIRA, Cláudia Alexandra Bolela. Alzheimer, sintomas e grupos: uma revisão integrativa. Vínculo, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 84-93, 2017.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Olá, Luana Elen Calau Alves Marinho! Parece que você compartilhou uma resposta sobre o tema do Alzheimer. É uma doença neurodegenerativa progressiva, de base genética, que pode levar o paciente a um estado de dependência total e incapacitação devido à deterioração das funções cognitivas, especialmente a memória. A doença de Alzheimer está relacionada à síndrome de Down devido à Proteína Precursora Amiloide (APP), que é sintetizada a partir do cromossomo 21, afetado pela síndrome de Down. A síntese aumentada da APP devido ao cromossomo extra produz a Proteína Amiloide, que forma placas senis no cérebro, danificando as células cerebrais e suas conexões. A doença de Alzheimer pode ser classificada em dois grupos com base na idade: esporádica, que tem início tardio (após os 65 anos), e familial, que tem início precoce (antes dos 65 anos). A forma mais conhecida da doença de Alzheimer é a amnéstica, que causa prejuízo na memória recente e na capacidade de aprendizado de novos fatos. A cronologia dos sintomas é dividida em pré-demência, estágio inicial/leve, estágio intermediário e estágio avançado/terminal. É importante buscar referências confiáveis para aprofundar seus estudos sobre o tema.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais