Buscar

A partir da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (ONU, 2006), foi evidenciado, no Brasil, o compromisso com a inclusão, ocorrendo ...

A partir da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (ONU, 2006), foi evidenciado, no Brasil, o compromisso com a inclusão, ocorrendo investimentos em programas e projetos educacionais e sociais voltados para as pessoas público-alvo da Educação Especial. Decorrente desse compromisso, o Brasil, em 2009, promulgou a referida Convenção pelo Decreto nº 6.949/2009, considerando que os atos internacionais em apreço entrariam em vigor no país, no plano jurídico, em agosto de 2008. Anteriormente ao Decreto nº 6.949/2009, o governo brasileiro nomeou uma comissão de profissionais da área da Educação Especial para elaborar o texto da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008). A comissão realizou várias discussões e, em 2008, entregou o texto, segundo o qual a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva "objetiva o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais, garantindo: -Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior; [...]" (BRASIL, 2008, p. 8).


FONTE: BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial n. 555, 2008.


De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


( ) Garantir o acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.


( ) Trazer reflexões à escola que, historicamente, habituou-se a trabalhar com o aluno ‘ideal’, segundo um padrão predominantemente, baseado em um modelo único de ensino e aprendizagem, sem considerar a diversidade humana e as possibilidades de escolarização.


( ) Garantir a transversalidade da modalidade de educação especial somente na educação infantil e ensino fundamental.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) no Brasil, a classificação correta das sentenças é: - (V) Garantir o acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino. - (V) Trazer reflexões à escola que, historicamente, habituou-se a trabalhar com o aluno ‘ideal’, segundo um padrão predominantemente, baseado em um modelo único de ensino e aprendizagem, sem considerar a diversidade humana e as possibilidades de escolarização. - (F) Garantir a transversalidade da modalidade de educação especial somente na educação infantil e ensino fundamental. Portanto, a sequência correta é V, V, F.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando