Buscar

Em que altura do tratamento endodôntico é aconselhado a utilização de EDTA? Justifique. Na fase de pré-dilatação, sobre a forma de lubrificante (g...

Em que altura do tratamento endodôntico é aconselhado a utilização de EDTA? Justifique.

Na fase de pré-dilatação, sobre a forma de lubrificante (gel), facilita a progressão de limas e reduz a formação de rolhões dentinários por emulsificação da polpa.
No fim da preparação canalar, deve ser usado em forma líquida na concentração de 17% para remoção da parte inorgânica da smear layer, facilitando o acesso do hipoclorito de sódio a canais laterais e aumentando a adesão do cimento (por exposição dos canalículos).

Essa pergunta também está no material:

Endodontia: Diagnóstico e Tratamento

Endodontia Escola Maria Pastora BispoEscola Maria Pastora Bispo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O EDTA é aconselhado a ser utilizado em duas etapas do tratamento endodôntico. Na fase de pré-dilatação, ele é utilizado na forma de gel como lubrificante. Isso facilita a progressão das limas e reduz a formação de rolhões dentinários por emulsificação da polpa. No fim da preparação do canal, o EDTA deve ser utilizado na forma líquida, com uma concentração de 17%. Nessa etapa, ele é utilizado para remover a parte inorgânica da smear layer, facilitando o acesso do hipoclorito de sódio aos canais laterais e aumentando a adesão do cimento. Isso ocorre por meio da exposição dos canalículos. Essas são as justificativas para o uso do EDTA em diferentes momentos do tratamento endodôntico.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais