Buscar

Razão, Proporção e Porcentagem Matemática Introdução ................. 3 Sumário Razão ............................ 4 Proporção .....................

Razão, Proporção e Porcentagem
Matemática Introdução ................. 3
Sumário
Razão ............................ 4
Proporção .................... 5
Porcentagem .............. 6
Conclusão ...................... 7
Razão, proporção e porcentagem são conceitos fundamentais em matemática que auxiliam no entendimento e compreensão de situações do nosso dia a dia. A razão é a relação entre duas grandezas, enquanto a proporção é uma igualdade entre duas ou mais razões. Já a porcentagem é uma representação numérica que indica a parte de um todo em relação a 100.
Introdução
3
Razão é a relação entre duas grandezas que pode ser expressa por meio de uma fração.

Exemplo:

Suponha que você queira dividir um bolo entre 4 pessoas. Nesse caso, a razão entre o número de pessoas e o número de fatias de bolo seria de 4/1, ou seja, cada pessoa receberia uma fatia do bolo.
Razão
4
Proporção é a relação entre grandezas que possuem a mesma natureza. Ela pode ser representada por meio de uma fração, onde o numerador corresponde à quantidade de uma grandeza e o denominador à quantidade de outra grandeza.

Por exemplo, imagine que você precise fazer uma receita que pede uma proporção de 2 xícaras de farinha para 1 xícara de açúcar. Essa proporção pode ser representada por uma fração 2/1 ou simplificando para 2:1. Isso significa que, para cada 2 xícaras de farinha, você precisa adicionar 1 xícara de açúcar.
Proporção
5
Porcentagem
Porcentagem é uma forma de representar uma parte de um todo em relação ao total, sendo que essa parte é sempre expressa em relação a cem unidades. É possível representá-la através do símbolo “%”.

Por exemplo, se uma turma tem 40 alunos e 25% deles são meninas, isso significa que 10 meninas fazem parte da turma (pois 25% de 40 é igual a 10).
Exemplo:
6
Conclusão
Esses temas são importantes não apenas na matemática, mas também em outras áreas do conhecimento, como a economia, as finanças pessoais, a física e a química. Saber calcular as razões, proporções e porcentagens corretamente pode trazer benefícios em diversas situações, desde a resolução de problemas simples até a realização de cálculos complexos.
7


Essa pergunta também está no material:

Matematica resumo razao e proporcao
7 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Razão, proporção e porcentagem são conceitos fundamentais em matemática que auxiliam no entendimento e compreensão de situações do nosso dia a dia. A razão é a relação entre duas grandezas, enquanto a proporção é uma igualdade entre duas ou mais razões. Já a porcentagem é uma representação numérica que indica a parte de um todo em relação a 100. A razão é a relação entre duas grandezas que pode ser expressa por meio de uma fração. Por exemplo, se você quiser dividir um bolo entre 4 pessoas, a razão entre o número de pessoas e o número de fatias de bolo seria de 4/1, ou seja, cada pessoa receberia uma fatia do bolo. A proporção é a relação entre grandezas que possuem a mesma natureza. Ela pode ser representada por meio de uma fração, onde o numerador corresponde à quantidade de uma grandeza e o denominador à quantidade de outra grandeza. Por exemplo, se uma receita pede uma proporção de 2 xícaras de farinha para 1 xícara de açúcar, essa proporção pode ser representada por uma fração 2/1 ou simplificando para 2:1. Isso significa que, para cada 2 xícaras de farinha, você precisa adicionar 1 xícara de açúcar. A porcentagem é uma forma de representar uma parte de um todo em relação ao total, sendo que essa parte é sempre expressa em relação a cem unidades. É possível representá-la através do símbolo "%". Por exemplo, se uma turma tem 40 alunos e 25% deles são meninas, isso significa que 10 meninas fazem parte da turma (pois 25% de 40 é igual a 10). Esses temas são importantes não apenas na matemática, mas também em outras áreas do conhecimento, como a economia, as finanças pessoais, a física e a química. Saber calcular as razões, proporções e porcentagens corretamente pode trazer benefícios em diversas situações, desde a resolução de problemas simples até a realização de cálculos complexos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais