Logo Passei Direto
Buscar

Trabalho Social

Colégio Objetivo
6) O processo de leitura, dentro e fora da escola, é atividade fundamental para que os leitores tenham contato com outras interpretações de mundo, e assim possam construir suas identidades. Muitos acreditam que o processo de interpretação de textos apresenta-se como incompleto e obscuro. Infelizmente, boa parte do trabalho com a linguagem desenvolvida nas escolas ainda reflete uma visão da língua somente como código. Assinale a alternativa que aborda a principal consequência dessa concepção de ensino da linguagem.


a. É perceber que os alunos estão construindo sentidos na leitura de textos e que desenvolvem senso crítico diante das leituras realizadas.
b. Todas as alternativas estão incorretas.
c. Não permitir que as atividades de leitura e produção textual sejam diferentes da interpretação direcionada pelo livro didático.
d. Permitir com que alunos se percebam, construam suas realidades, uma vez que estão construindo interpretações.
e. Não permitir com que alunos se percebam, nem construam suas realidades, uma vez que não estão construindo interpretações.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra c) Não permitir que as atividades de leitura e produção textual sejam diferentes da interpretação direcionada pelo livro didático.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Michel Pêcheux (1995) constrói o arcabouço teórico da AD, na década de 60, partir de relações de vizinhanças com a Linguística, o Marxismo e a Psicanálise, polos de tensões e de afrontamentos. Adentrar no campo da Linguística - assim como articular uma teoria histórica a uma teoria psicanalítica - nunca significou “aplicar” conceitos de qualquer um desses campos à análise de discursos. A AD não é uma “Linguística Aplicada”. Afinal, do que se trata a AD? Assinale a alternativa correta.


a. Trata-se, antes de tudo, de r

8) Orlandi (1995, p. 114) explica que quando dizemos que o texto é uma unidade significativa, estamos afirmando que a ordem da língua está ali, enquanto sistema significante. Mas não apenas isso. A autora afirma que um texto, do ponto de vista de sua apresentação empírica, é um objeto com começo, meio e fim, mas que se o considerarmos como discurso, reinstala-se imediatamente sua incompletude. Assim, podemos considerar _____. Assinale a alternativa correta.


a. O texto, visto na perspectiva da Linguística Aplicada, não é uma unidade fechada, tem relação com outros textos (existentes, possíveis ou imaginários), mas não tem relação com suas condições de produção (os sujeitos e a situação), com o que chamamos sua exterioridade constitutiva (o interdiscurso: a memória do dizer).
b. O texto, visto na perspectiva da ideologia, é uma unidade fechada, pois ele não tem relação com outros textos (existentes, possíveis ou imaginários), com suas condições de produção (os sujeitos e a situação), com o que chamamos sua exterioridade constitutiva (o interdiscurso: a memória do dizer).
c. O texto, visto na perspectiva do interdiscurso, é uma unidade fechada, pois ele não tem relação com outros textos (existentes, possíveis ou imaginários), com suas condições de produção (os sujeitos e a situação), com o que chamamos sua exterioridade constitutiva (o intradiscurso: a memória do dizer.
d. O texto, visto na perspectiva do discurso, não é uma unidade fechada, pois ele tem relação com outros textos (existentes, possíveis ou imaginários), com suas condições de produção (os sujeitos e a situação)
e. Nenhuma das alternativas está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina