Buscar

1) A leitura já foi considerada apenas como uma atividade mecânica de decodificar palavras, extrair sentidos que supostamente explícitos no texto. ...

1) A leitura já foi considerada apenas como uma atividade mecânica de decodificar palavras, extrair sentidos que supostamente explícitos no texto. Ao se pensar desse modo, a crença era a de que, para se tornar um leitor competente, bastava aprender a ler nos anos iniciais de escolaridade e depois o aluno já saberia ler qualquer texto. Dentre diversas concepções sobre leitura, Bicalho (2014) apresenta sua visão sobre leitura. Aponte a alternativa correta descrita pela autora.


a. A leitura é uma atividade cognitiva para extrair sentidos que o autor estabeleceu ao elaborar o texto.
b. No processo de leitura, à medida que as informações de um texto vão sendo decodificadas por meio das palavras, o leitor consegue estabelecer relações entre unidades de frases, compreende o texto e amplia seus conhecimentos.
c. Leitura é decodificação e a compreensão ocorre com exercícios de interpretação de textos mediados pelo professor de língua portuguesa.
d. A decodificação é uma parte da leitura na qual o leitor, basicamente, junta letras e forma sílabas; junta sílabas e forma palavras e junta palavras para formar frases. A compreensão das palavras e do texto se efetiva à medida que o leitor avança os níveis de escolaridade.
e. A leitura é uma atividade complexa, em que o leitor produz sentidos a partir das relações que estabelece entre as informações do texto e seus conhecimentos.

Essa pergunta também está no material:

Produção Textual
14 pág.

Serviço Social

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta descrita pela autora Bicalho (2014) é a letra E: "A leitura é uma atividade complexa, em que o leitor produz sentidos a partir das relações que estabelece entre as informações do texto e seus conhecimentos."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais