Buscar

QUESTÃO 1: Empresa de auditoria externa foi contratada por DELTA S/A e verificou que houve cálculo equivocado e pagamento a maior de COFINS relativ...

QUESTÃO 1: Empresa de auditoria externa foi contratada por DELTA S/A e verificou que houve cálculo equivocado e pagamento a maior de COFINS relativo às competências: de abril/2006; julho/2006; abril/2007 e julho/2007. À vista disso, emita parecer sobre:
I. o prazo para o contribuinte reaver os valores pagos indevidamente na esfera federal.
II. quais as medidas judicial(is) e administrativa(s) para que o contribuinte possa reaver os valores pagos indevidamente? Justifique.
I. O contribuinte tem o direito de pleitear a restituição dos valores pagos indevidamente na esfera federal, mediante ação administrativa ou judicial, conforme dispõe o artigo 165 do Código Tributário Nacional. O prazo para ajuizar a ação é de 5 anos contados da data do pagamento indevido, conforme o artigo 168 do mesmo Código. Portanto, o prazo para o contribuinte reaver os valores pagos indevidamente nas competências de abril/2006, julho/2006, abril/2007 e julho/2007 é até abril/2011, julho/2011, abril/2012 e julho/2012, respectivamente.
II. As medidas judiciais e administrativas para que o contribuinte possa reaver os valores pagos indevidamente são:
• Ação de repetição de indébito administrativa: o contribuinte pode apresentar um requerimento administrativo à Receita Federal para requerer a restituição dos valores pagos indevidamente. Caso a administração não se manifeste no prazo de 360 dias, ou negue o pedido, o contribuinte pode ajuizar uma ação de repetição de indébito administrativa.
• Ação de repetição de indébito judicial: caso a administração não se manifeste no prazo mencionado, ou negue o pedido, o contribuinte pode ajuizar uma ação de repetição de indébito judicial.
• Compensação: o contribuinte pode compensar os valores pagos indevidamente com outros tributos federais, desde que esteja regular perante o Fisco.
• Restituição: o contribuinte pode requerer a restituição dos valores pagos indevidamente, mediante ação judicial ou administrativa. Neste caso, a restituição deve ser feita com correção monetária e juros.


Essa pergunta também está no material:

direito tributário ll
2 pág.

Direito Tributário II Faculdade ProcessusFaculdade Processus

💡 1 Resposta


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais