Buscar

Leia o texto a seguir: A partir de conhecimentos da álgebra e da geometria, a geometria analítica busca entender relações entre diversos elementos...

Leia o texto a seguir:

A partir de conhecimentos da álgebra e da geometria, a geometria analítica busca entender relações entre diversos elementos no plano cartesiano. Um dos problemas é a distância entre um ponto e uma reta. Vamos ver como resolver esse tipo de problema? Considere o ponto P(x0,y0), o qual não pertence a reta “r”. A fórmula da distância do ponto e a reta é:
É importante lembrar que essa é a menor distância entre o ponto e a reta, ou seja, é a distância cujo caminho faz um ângulo de 90º com a reta “r”, como mostra a figura a seguir.

Essa pergunta também está no material:

Geometria Analítica AO2
21 pág.

Geometria Analítica Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Claro! A fórmula da distância entre um ponto P(x0, y0) e uma reta "r" no plano cartesiano é dada por: d = |Ax0 + By0 + C| / √(A^2 + B^2) Onde A, B e C são os coeficientes da equação geral da reta "r" (Ax + By + C = 0). Essa fórmula nos permite calcular a menor distância entre o ponto e a reta, formando um ângulo de 90º com a reta "r".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais