Buscar

Questão 7/10 - Direitos Humanos Leia os trechos a seguir: "Os responsáveis pelos abusos de direitos humanos durante o regime militar de 1964 a 198...

Questão 7/10 - Direitos Humanos
Leia os trechos a seguir:

"Os responsáveis pelos abusos de direitos humanos durante o regime militar de 1964 a 1985 estão protegidos da justiça por uma lei de anistia de 1979, a qual foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal em 2010. A Corte Interamericana de Direitos Humanos considerou a decisão uma violação das obrigações do Brasil sob o direito internacional. Desde 2012, o Ministério Público Federal denunciou mais de 40 ex-agentes do Estado por assassinatos, sequestros e outras graves violações de direitos humanos. Tribunais de primeiro e segundo grau rejeitaram a maioria dos casos, enquanto o Supremo Tribunal Federal suspendeu dois, pendendo o reexame da aplicação da lei de anistia."

Fonte: HRW. Relatório Mundial 2019: Brasil, eventos de 2018. Humans Rights Watch. s/p. 2019. Disponível em: .

Em 26 de março de 2009, em conformidade com o disposto nos artigos 51 e 61 da Convenção Americana, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos submeteu à Corte uma demanda contra a República Federativa do Brasil, que se originou na petição apresentada, em 7 de agosto de 1995, pelo Centro pela Justiça e o Direito Internacional e pela Human Rights Watch/Américas, em nome de pessoas desaparecidas no contexto da Guerrilha do Araguaia [...] a Comissão decidiu submeter o caso à jurisdição da Corte, e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Você assinalou essa alternativa (A) Você acertou! De acordo com o livro base da disciplina ambas as asserções estão corretas e a II é uma justificativa da I. A asserção I é verdadeira porque, de fato, a Lei da Anistia, que foi reputada no ano de 2010 pelo Supremo Tribunal Federal é compatível com a Constituição Federal de 1988, todavia essa Lei acaba por violar a Convenções Interamericana de Direitos Humanos ratificada pelo Brasil. Tanto que a Corte Interamericana de Direitos Humanos, no caso citado acima entendeu que os crimes contra a humanidade (mortes, torturas, desaparecimentos), cometidos pelos agentes do Estado, durante a ditadura militar brasileira, devem ser devidamente investigados, processados e, se o caso, punidos. Nesse mesmo sentido, a assertiva II também está correta, já que a Lei de Anistia brasileira, ao conceder anistia aos crimes de qualquer natureza praticados pelos agentes de repressão no período que se estendeu de 02/09/1961 a 15/08/1979, foi considerada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos inconvencional e inválida por contrariar frontalmente o jus cogens internacional (p. 231). A assertiva II é uma justificativa da primeira porque indica o fato de a Lei da Anistia ser considera inconvencional revela porque essa Lei, apesar de estar em consonância com a Constituição Federal de 1988, viola a Convenção Interamericana de Direitos Humanos.

Fonte: FACHIN, M. G. (org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019. Capítulo 4, p. 231.


A asserção I uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
B A asserção II uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa
C As asserções I e II são proposições falsas
D As asserções I e II são proposições verdadeiras
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I.

Essa pergunta também está no material:

APOL 2 DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
36 pág.

Direitos Humanos Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa E: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais