No circulo trigonométrico todo arco possui um ponto de origem e extremidade, determinando assim sua posição. Assim, dois ou mais arcos podem ter a mesma determinação mais comprimentos diferentes, considerando que podem ter números diferentes de voltas. Esses arcos são denominados arcos côngruos. Neste sentido, os arcos côngruos são identificados, de forma geral, pela sua primeira identificação mais a quantidade de voltas completas no ciclo trigonométrico, seja, α + 360°*k ou α + 2π*k, onde α é a primeira determinação do arco e k é o número de voltas completas no círculo trigonométrico.
As funções trigonométricas podem ser representadas com o seus parâmetros a, b, c e d. Esses parâmetros são responsáveis por alterarem características tais como: amplitude, período, frequencia, a imagem da função ao provocarem um deslocamento vertical e/ou horizontal da função. Dadas a função f(x)=a+b.cos(cx+d) representada pelo gráfico abaixo:
Em relação ao gráfico da função f(x) são feitas as seguintes afirmações:
I-O período da função g(x) é 2p. II-O valor de g(p)=g(2
É correto o que se afirma em:
III - A amplitude da função g(x) é 4 V - A imagem da função g(x) é representada pelo intervalo Im={yϵR/1≤y≤5} a) I e III, apenas b) II e IV, apenas c) I, II e V, apenas