Buscar

A administração de fármacos por rotas diferentes da oral deve ser considerada para melhorar a adesão ao tratamento, muitos argumentos justificam a ...

A administração de fármacos por rotas diferentes da oral deve ser considerada para melhorar a adesão ao tratamento, muitos argumentos justificam a escolha da via tópica. O desenvolvimento recente de novas tecnologias, além da elucidação e do estudo da biologia da pele, permite um avanço na biodisponibilidade de ativos e nos novos métodos de liberação de substâncias. Promotores físicos, como massagem, eletroporação e iontoforese, são úteis para moléculas iônicas, ativos com alto peso molecular e substâncias de baixa potência. No que concerne aos métodos ativos para promoção da permeabilidade cutânea de fármacos, assinale a alternativa correta:


a. Durante a fonoforese a energia emitida pelo laser perturba o empacotamento lipídico nos espaços intercelulares do estrato córneo acelerando a penetração de fármacos pelo tecido.
b. A eletroporação consiste na criação de poros na bicamada lipídica pela aplicação de pulsos elétricos, não pode ser associada a outras técnicas para melhorar a permeação de peptídeos.
c. O arranjo de microagulhas constitui uma técnica minimamente invasiva para a penetração de fármacos, estes dispositivos devem ser exclusivamente de silicone (sólidas).
d. O direcionamento de moléculas carregadas para dentro do tecido ocorre na fonoforese através da passagem de uma pequena corrente direta por um eletrodo contendo o fármaco.
e. A combinação de técnicas, como iontoforese e microagulhas, a iontoforese e promotores químicos, sonoforese e promotores químicos é aconselhada pois há evidências demonstrado um efeito sinérgico, no sentido de aumentar a permeabilidade da pele.

Essa pergunta também está no material:

U1S2 - Atividade de Aprendizagem Tecnologia Farmacêutica III
1 pág.

Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica UnimeUnime

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra e. A combinação de técnicas, como iontoforese e microagulhas, a iontoforese e promotores químicos, sonoforese e promotores químicos, é aconselhada, pois há evidências demonstrando um efeito sinérgico, no sentido de aumentar a permeabilidade da pele.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais