Buscar

O trecho do texto acima faz referência ao conceito de ideologia, que corresponde ao processo no qual as ideias da classe dominante adquirem a aparê...

O trecho do texto acima faz referência ao conceito de ideologia, que corresponde ao processo no qual as ideias da classe dominante adquirem a aparência de serem universais e naturais, escondendo o seu caráter de dominação de uma classe sobre a outra. No processo ideológico, a escola assume um papel essencial na sociedade capitalista. Assinale a opção que descreve o referido papel.


1. O sistema educacional tem a responsabilidade de transmitir os valores dominantes da sociedade para os alunos, com o intuito de preservar a coesão social.
2. A educação é um mecanismo pelo qual o indivíduo pode ter acesso a profissões mais valorizadas e, consequentemente, conquistar status e ascensão social.
3. As escolas, submetidas à autoridade da Igreja Católica, tem a responsabilidade de reproduzir, para as novas gerações, a moral e os dogmas cristãos.
4. A educação é assumidamente um elemento de manutenção da hierarquia social, do controle das classes dominantes sobre as dominadas.

Essa pergunta também está no material:

av1
11 pág.

Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação Faculdade Maurício de Nassau de RecifeFaculdade Maurício de Nassau de Recife

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção que descreve o papel da escola no processo ideológico é a alternativa 1: "O sistema educacional tem a responsabilidade de transmitir os valores dominantes da sociedade para os alunos, com o intuito de preservar a coesão social."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais