Buscar

A capacidade de troca de cátions, determina a capacidade do solo de reter íons carregados positivamente. É uma propriedade importante do solo, pois...

A capacidade de troca de cátions, determina a capacidade do solo de reter íons carregados positivamente. É uma propriedade importante do solo, pois influencia a estabilidade da estrutura do solo, a disponibilidade de nutrientes, o pH do solo e as reações que acontecem no solo. A respeito da capacidade de troca catiônica (CTC) do solo, assinale a alternativa correta:


a) É importante que o nutriente seja expelido da superfície dos minerais ou da matéria orgânica para que ocorra o processo de lixiviação, ou seja, “lavado” do solo.
b) Embora não possui nenhum nutriente armazenado na sua parte interna, e apesar da pequena porcentagem presente no solo, a argila é importante pois na sua superfície encontram-se cargas. Essas cargas são responsáveis pela capacidade de troca catiônica (CTC) do solo.
c) A carga na superfície da argila expele os nutrientes por reação eletrostática, remove-os da solução do solo e evitando que sejam perdidos através da lixiviação.
d) Resumidamente, um solo com baixa CTC promove a retenção dos nutrientes e o contrário também é válido, ou seja, um solo com alta CTC facilita a lixiviação dos nutrientes.
e) Os nutrientes, ao ficarem retidos nas partículas do solo por meio de uma boa CTC, sofrem o fenômeno de sucção, que é quando as moléculas de fluído ficam aderidas a uma superfície sólida.

Essa pergunta também está no material:

Q01 - Questionário 01_ 2023C - Mecânica dos Solos, das Rochas e Elementos de Geologia (63490) - Eng Ambiental e Sanitaria
4 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) A carga na superfície da argila expele os nutrientes por reação eletrostática, remove-os da solução do solo e evitando que sejam perdidos através da lixiviação. Isso ocorre devido à capacidade de troca catiônica (CTC) do solo, que permite a retenção dos íons carregados positivamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais