Buscar

4) Um paciente de 70 anos, tabagista há 50 anos, tem queixas de dispneia progressiva que já exigiu algumas internações. Já está em uso de vários br...

4) Um paciente de 70 anos, tabagista há 50 anos, tem queixas de dispneia progressiva que já exigiu algumas internações. Já está em uso de vários broncodilatadores, mas permanece sintomático. Sobre a indicação de oxigenioterapia domiciliar nesse caso, assinale a alternativa INCORRETA.


A) Deve ser prescrita para pacientes com DPOC grave, que apresentam PaO₂ < 55 mmHg ou saturação < 88%.
B) Pacientes com PaO₂ entre 55 e 60 mmHg que apresentam sinais de insuficiência cardíaca direita ou eritrocitose também se beneficiam da oxigenioterapia.
C) O uso de oxigênio apenas durante o sono fornece os mesmos resultados em relação à melhora de sobrevida que a oxigenioterapia contínua, sendo associado à melhor qualidade de vida.
D) A cessação do tabagismo traz impacto prognóstico, mesmo nas fases avançadas da doença, sendo obrigatória no paciente em avaliação para oxigenioterapia domiciliar.
E) A meta da terapia é atingir e manter a saturação de O₂ acima de 90%, devendo-se fazer a titulação do aporte de oxigênio para atingir esse valor.

Essa pergunta também está no material:

SES-PE 2020 PROVA DE RESIDENCIA MEDICA
28 pág.

Residência Medica Universidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra C. O uso de oxigênio apenas durante o sono não fornece os mesmos resultados em relação à melhora de sobrevida que a oxigenioterapia contínua. A oxigenioterapia contínua é indicada para pacientes com DPOC grave que apresentam PaO₂ < 55 mmHg ou saturação < 88%.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais