Buscar

Joel e Simone se casaram em regime de comunhão total de bens em 2010. Em 2015, depois de vários períodos conturbados, Joel abandonou a primeira e ú...

Joel e Simone se casaram em regime de comunhão total de bens em 2010. Em 2015, depois de vários períodos conturbados, Joel abandonou a primeira e única residência de 150 m2, em área urbana, que o casal havia adquirido mediante pagamento à vista, com recursos próprios de ambos, e não dá qualquer notícia sobre seu paradeiro ou intenções futuras. Em 2018, após Simone ter iniciado um relacionamento com Roberto, Joel reaparece subitamente, notificando sua ex-mulher, que não é proprietária nem possuidora de outro imóvel, de que deseja retomar sua parte no bem, eis que não admitiria que ela passasse a morar com Roberto no apartamento que ele e ela haviam comprado juntos. Sobre a hipótese narrada, assinale a afirmativa correta.


a) Apesar de ser possuidora de boa-fé, Simone pode se considerar proprietária da totalidade do imóvel, tendo em vista a efetivação da usucapião extraordinária.
b) Simone não pode ser considerada proprietária do imóvel, pois Joel não manifestou sua intenção de abandonar a propriedade.
c) Joel pode retomar sua parte no imóvel, pois não admitiria que Simone passasse a morar com Roberto no apartamento.
d) Simone pode se considerar proprietária da totalidade do imóvel, pois Joel abandonou a residência e não deu notícias sobre seu paradeiro.

Essa pergunta também está no material:

CEISC OAB DIREITO CIVIL
26 pág.

Oab Pontifícia Universidade Católica de Minas GeraisPontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a situação narrada, a alternativa correta é: d) Simone pode se considerar proprietária da totalidade do imóvel, pois Joel abandonou a residência e não deu notícias sobre seu paradeiro. Isso ocorre porque, no regime de comunhão total de bens, os cônjuges possuem igualdade de direitos sobre os bens adquiridos durante o casamento. No caso em questão, Joel abandonou a residência e não manifestou sua intenção de retomá-la, o que permite que Simone se considere proprietária da totalidade do imóvel.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais