Buscar

Pode-se dizer que a principal diferença entre proteínas integrais e proteínas periféricas da membrana plasmática é: a. enquanto as proteínas inte...

Pode-se dizer que a principal diferença entre proteínas integrais e proteínas periféricas da membrana plasmática é:


a. enquanto as proteínas integrais estão localizadas na face interna da membrana plasmática, as proteínas periféricas fazem parte do exterior da célula.
b. enquanto as proteínas integrais possuem a capacidade de atravessar a membrana, as proteínas periféricas localizam-se em apenas uma face da membrana.
c. enquanto as proteínas integrais intercalam-se na bicamada lipídica, as proteínas periféricas atravessam a membrana lado a lado.
d. enquanto as proteínas integrais não fixam-se diretamente na bicamada lipídica, as proteínas periféricas estão fortemente unidas aos lipídios da membrana.

Essa pergunta também está no material:

Biologia Celular - Prova
7 pág.

Biologia Celular Centro Universitário de CaratingaCentro Universitário de Caratinga

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A principal diferença entre proteínas integrais e proteínas periféricas da membrana plasmática é que as proteínas integrais possuem a capacidade de atravessar a membrana, enquanto as proteínas periféricas estão localizadas em apenas uma face da membrana. Portanto, a alternativa correta é a letra b.

0
Dislike0
User badge image

Lavínia Peixoto

A resposta correta é a opção b. Enquanto as proteínas integrais possuem a capacidade de atravessar a membrana, as proteínas periféricas localizam-se em apenas uma face da membrana. As proteínas integrais são aquelas que estão firmemente inseridas na bicamada lipídica da membrana plasmática, atravessando-a de um lado para o outro. Elas podem possuir regiões hidrofóbicas que interagem com os lipídios da bicamada e regiões hidrofílicas que estão expostas ao meio aquoso interno e externo da célula. Já as proteínas periféricas estão ligadas à membrana plasmática, mas não atravessam a bicamada lipídica. Elas estão localizadas em apenas uma face da membrana e estão associadas a regiões específicas da bicamada lipídica ou a outras proteínas integrais. Essas proteínas periféricas podem ser encontradas tanto na face interna quanto na face externa da membrana plasmática. Portanto, a principal diferença entre proteínas integrais e periféricas está na capacidade de atravessar a membrana (para proteínas integrais) versus estar localizadas apenas em uma face da membrana (para proteínas periféricas).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais