Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o documento Orientações para Implementação da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a alternativa correta: a. Os eixos principais do Plano de Desenvolvimento da Educação em conjunto com a Agenda Social de Inclusão de Pessoas com Deficiência são os investimentos em tecnologias assistivas para o atendimento educacional especializado. b. O sistema Braille não é reconhecido como meio legal de comunicação, pois não possui projeto de grafia para a Língua Portuguesa. c. A Língua Brasileira de Sinais não é reconhecida pela lei como meio legal de comunicação, pois é utilizada somente pelas pessoas com deficiência auditiva, não sendo uma forma de comunicação universal. d. A Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é criada pela Lei nº 12.764/2012. Além de consolidar um conjunto de direitos, essa lei veda a matrícula de pessoas com TEA na rede regular de ensino. e. O caráter não substitutivo e transversal da educação especial é ratificado pela Resolução CNE/CEB n° 04/2010, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e preconiza que os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado - AEE, complementar ou suplementar à escolarização, ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de AEE da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins
User badge image
André Luiz Santos

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com o documento Orientações para Implementação da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a alternativa correta é: e. O caráter não substitutivo e transversal da educação especial é ratificado pela Resolução CNE/CEB n° 04/2010, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e preconiza que os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado - AEE, complementar ou suplementar à escolarização, ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de AEE da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o conceito de Inclusão, não existiriam pessoas deficientes, mas sim uma sociedade deficiente, no sentido de excludente, na consideração de múltiplos graus de necessidades. Enxergamos muitas vezes uma sociedade inapta e escassa de recursos que possam facilitar e permitir uma vida o mais “normal” quanto possível às pessoas com deficiência. Logo, a deficiência é muito mais um conceito social do que biológico. O deficiente não sente diretamente sua deficiência, mas percebe as dificuldades que derivam da mesma. Quanto à relação inclusão X integração é correto afirmar que:
a. Nenhuma das alternativas acima
b. Os dois conceitos podem até ser sinônimos
c. Onde há integração necessariamente não há inclusão
d. Na integração há pressuposições de mudança na escola e, consequentemente, do ensino. Quem deve mudar neste caso é o aluno
e. A integração não se sugere a proposição e o reconhecimento de todas as diferenças que culminariam com um novo modo de organização do sistema educacional. A escola não deve se adequar ao aluno

O termo "educação inclusiva" faz parte das diretrizes educacionais do Brasil e de vários outros países do mundo. É um processo que ainda gera uma preocupação a respeito da compreensão ampla de seu significado.
Um modo de compreender corretamente o que o termo propõe, para que a prática da educação inclusiva obtenha sucesso, consiste em:
a. Focar apenas nas adaptações físicas das escolas regulares.
b. Manter o enfoque no aluno com necessidades educacionais especiais.
c. Compreender que educação inclusiva é o mesmo que educação especial.
d. Voltar-se para o bem-estar e sucesso educacional de todos no ambiente do ensino regular.
e. Afrouxar o currículo acadêmico para que todos os alunos sintam-se igualmente capazes.

Considera-se que uma verdadeira educação inclusiva é um convite à mudança tanto para os alunos quanto para a escola e seus professores. Um exemplo de como a presença de um aluno com necessidades educacionais especiais reflete no cotidiano do professor está CORRETAMENTE representado na alternativa:
a. Além de pensar no grupo de alunos de sua classe, o professor terá que pensar também no aluno com deficiência isoladamente.
b. O professor poderá trabalhar mais vezes atitudes de inclusão junto à classe, com a presença de um aluno com deficiência
c. É preciso que o professor se torne um especialista em relação às demandas do cotidiano
d. É necessário pensar sempre em atividades diferenciadas para o aluno com deficiência

Mais conteúdos dessa disciplina