Logo Passei Direto
Buscar

Direitos Humanos

Humanas / Sociais
Além da norma, a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, consagra como fonte do direito: a. jurisprudência. b. soft law. c. equidade. d. revisão normativa. e. analogia.
User badge image
Silvio Abrahão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, além da norma, consagra como fonte do direito a jurisprudência, a equidade e a analogia. Portanto, a resposta correta seria a alternativa A) jurisprudência, a alternativa C) equidade e a alternativa E) analogia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Alexandre é dono de uma casa em São Paulo. Infelizmente, ao sair de sua casa é atropelado e morre. No mês seguinte de sua morte, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) da sua casa venceu.
De quem o Estado deve cobrar o tributo?
a. Os sucessores podem pagar os impostos transferindo o bem para o Estado.
b. De ninguém, pois a obrigação desaparece com a morte do contribuinte.
c. O Estado deve quitar a obrigação pois não há de quem cobrar.
d. Os sucessores não devem pagar, devendo esperar a dívida ser incluída na dívida ativa, pois somente assim ela é exigível.
e. O Estado deve cobrar dos sucessores ou do espólio.

No estudo sobre a história do Direito, tem-se que o direito romano era baseado na razão e no dever. Além disso, influenciou o nascimento de um sistema que é adotado pelo Brasil.
Qual sistema é esse?
a. Sistema romano-germânico, baseado na codificação das leis, utilizado no Brasil, em demais países da América Latina e na maior parte dos países europeus.
b. Sistema anglo-saxônico, baseado nos costumes sociais, utilizado no Brasil e em demais países da América Latina.
c. Sistemas romano-germânico e anglo-saxônico, ambos baseados nos costumes sociais e aplicados em todos os países do mundo.
d. Sistema romano-germânico, baseado nos costumes sociais, utilizado no Brasil, em demais países da América Latina e na maior parte dos países europeus.
e. Sistema anglo-saxônico, baseado na codificação das leis, utilizado no Brasil e em demais países da América Latina.

O contratualismo surge ao se observar uma necessidade de explicar a organização em sociedade (a qual é regida por leis criadas pelo Estado). Os filósofos contratualistas compreendiam que o Estado e o homem realizaram uma “espécie de acordo” (contrato) para garantir a sobrevivência.
A respeito do contratualismo e o contrato social, assinale a alternativa INCORRETA.
a. John Locke é considerado o pai do liberalismo (visão contrária à Teologia). De acordo com seu pensamento, a sociedade política seria uma invenção e criação humana, o autor compreende que não há liberdade onde não há lei.
b. Jean-Jacques Rousseau traz uma alternativa ao absolutismo político de Hobbes, Rousseau contradiz a teoria de Hobbes, afirmando que o homem, no estado de natureza, não é um lobo para o homem, mas, ao contrário, despojado das características da sociedade civil, é bom por natureza.
c. Para Hobbes, o poder do monarca deveria ser absoluto, a fim de garantir a instabilidade ou a possibilidade de conflitos entre membros do corpo político, denominado por ele como o Leviatã.
d. Thomas Hobbes é considerado o pioneiro do contratualismo, pois é ele que formula a tese sobre o contrato social.
e. No entendimento de Rousseau, o que corrompe e aliena o homem é a propriedade privada e a vida em sociedade, que, face à hipocrisia e às aparências, vive preso.

A filosofia política, tal como a sociedade a conhece na atualidade, nasceu como uma crítica radical à democracia e ao movimento dos sofistas que a apoiaram, ela é uma vertente da filosofia, a qual visa o estudo das relações de poder, ou seja, é um campo que investiga questões políticas da vida dos seres humanos. Ao ser referida, a filosofia política destaca três grandes pensadores, sendo: Sócrates; Platão; e Aristóteles.
A respeito do pensamento dos grandes teóricos políticos assinale a alternativa CORRETA.
a. Aristóteles buscava um rei filosófico que, através da ciência política, seria capaz de solucionar todos os problemas do Estado.
b. Sócrates escreveu diversos livros e produziu diversas obras sobre a política e a ética, o seu método socrático possui um princípio de construir um conhecimento e não apenas o transmitir, sendo uma excelente forma de ensino.
c. Para Platão, o número, a regra da maioria ou a contagem de votos na assembleia é um excelente critério para estabelecer a verdade das proposições em discussão.
d. De acordo com Sócrates, seguindo a doutrina aristotélica, por natureza, o homem “não sabe de nada” e é um animal político, visto que seu ambiente natural é a polis, a civilização, a cidadania, e somente um Deus ou um animal seriam capazes de viver na solidão fora da polis.
e. Aristóteles foi discípulo de Platão. Entretanto, foi além de seu mentor, pois para ele o conhecimento teórico não era suficiente. Desta maneira, ele desenvolveu um corpo de pesquisa sobre a política.

O constitucionalismo se traduz pela:
a. Centralização de governo.
b. Limitação do poder.
c. Vitória do proletariado.
d. Governo das elites.
e. Democracia socialista.

A construção da história de um Direito se assenta no estudo de várias fontes. Com relação ao período da antiguidade clássica, é correto afirmar que:
a. Roma se destacou pela construção de normas jurídicas. Todavia, elas se destinavam apenas a sanções penais.
b. Na Roma Antiga, já havia normas consideradas do ramo do Direito Civil.
c. O código de Hamurabi trazia apenas normas do ramo jurídico penal.
d. A normatização começou com a Grécia Clássica.
e. Pode-se falar em normas jurídicas apenas com o advento da Idade Moderna.

O constitucionalismo foi a ideologia vitoriosa do século XX. É a partir desse movimento constitucional que os direitos fundamentais foram efetivados. A Constituição passou a ser um instrumento indispensável para todos os operadores do Direito.
O Constitucionalismo traduz-se pela:
a. governo das elites.
b. democracia socialista.
c. centralização de governo.
d. vitória do proletariado.
e. limitação do poder.

Mais conteúdos dessa disciplina