Buscar

Você trabalha para uma grande empresa de cálculo estrutural e, atualmente, ficou responsável pelo dimensionamento e pela verificação das vigas de u...

Você trabalha para uma grande empresa de cálculo estrutural e, atualmente, ficou responsável pelo dimensionamento e pela verificação das vigas de um empreendimento residencial composto por 4 torres de 8 pavimentos. Todas as torres têm exatamente a mesma configuração de elementos estruturais, o que facilitará o seu trabalho, já que muitos elementos se repetem. No momento você está verificando o estado limite de abertura de fissuras das vigas.

 

Uma das vigas que muito se repete no empreendimento possui um vão de 5m, 25cm de largura e 45cm de altura, e recebe, como reação das lajes, 15kN/m de carga permanente e 10kN/m de carga acidental, resultando em um carregamento de 19kN/m na combinação frequente de serviço. Para essas vigas foi previsto um concreto com f ck de 20MPa.

 

a) Em qual estádio de cálculo você deverá verificar essas vigas?

 

b) Sob qual condição e em qual estádio de cálculo não seria necessário que você prosseguisse com a verificação de abertura de fissuras para essas vigas? Por quê?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para verificar as vigas em questão, você deverá realizar o dimensionamento e a verificação no estádio de cálculo denominado "Estado Limite de Serviço". b) Não seria necessário prosseguir com a verificação de abertura de fissuras para essas vigas caso, no estádio de cálculo, seja constatado que a abertura de fissuras não afetará a durabilidade, a estanqueidade e a aparência da estrutura. Isso ocorre porque, em alguns casos, a abertura de fissuras é considerada aceitável e não compromete a segurança e o desempenho da estrutura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais