Buscar

“Koslowski e Kratochwil (1995) mostraram que as mudanças no contexto político e no ambiente normativo, ou seja, nas convenções e práticas políticas...

“Koslowski e Kratochwil (1995) mostraram que as mudanças no contexto político e no ambiente normativo, ou seja, nas convenções e práticas políticas do mundo comunista, aconteceram antes das mudanças no ambiente material. A completa mudança em entendimentos intersubjetivos que levaram à deslegitimação do comunismo do Leste Europeu em 1989, o esvaziamento do Pacto de Varsóvia, a subsequente deslegitimação do comunismo e imperialismo soviético e, finalmente, o renascimento do nacionalismo e de movimentos de autodeterminação na União Soviética (Koslowski e Kratochwil, 1995: 158-9), contribuíram para a deterioração das capacidades soviéticas. Resta, porém, muito trabalho ainda por fazer para se entender o fim da guerra fria” (Adler, 1999, p. 231).



Fonte: Adler, Emanuel. O construtivismo no estudo das relações internacionais. Lua Nova: Revista de Cultura e Política [online]. 1999, n. 47, pp. 201-246. Disponível em: .

Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais e a importância do trabalho de Friedrich Kratochwill para o desenvolvimento da teoria construtivista nas Relações Internacionais, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um dos aspectos centrais do pensamento desse autor:

AKratochwil afirma que a análise das relações internacionais deve partir da observação dos processos históricos em consonância com as transformações econômicas, de modo que se possa compreender os processos de transições hegemônicas.

BKratochwil defende que a análise das relações internacionais deve se pautar pela formulação de hipóteses contrafactuais a respeito dos grandes processos de mudança e crise, objetivando a comprovação das suas principais causas.

CKratochwil afirma que a análise das relações internacionais deve priorizar a observação das “regras do jogo”, implícitas e explícitas, que delineiam o funcionamento da política internacional e são construídas a partir da interação entre os atores no decorrer do tempo.

DKratochwil afirma que a análise das relações internacionais deve ser orientada para a pesquisa e estudo dos processos objetivos de construção das identidades, de a se observar como aspectos políticos e econômicos interferem no sistema internacional.

EKratochwil defende que a análise das relações internacionais deve considerar o peso da anarquia internacional na delimitação dos comportamentos possíveis dos atores internacionais, priorizando, assim, os aspectos militares e materiais na composição da subjetividade internacional.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no trecho fornecido, um dos aspectos centrais do pensamento de Friedrich Kratochwil é que a análise das relações internacionais deve priorizar a observação das "regras do jogo", implícitas e explícitas, que delineiam o funcionamento da política internacional e são construídas a partir da interação entre os atores no decorrer do tempo. Portanto, a alternativa correta é a C) Kratochwil afirma que a análise das relações internacionais deve priorizar a observação das "regras do jogo", implícitas e explícitas, que delineiam o funcionamento da política internacional e são construídas a partir da interação entre os atores no decorrer do tempo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais