Buscar

“Uma característica fundamental dos novos processos incorporados na agenda internacional é o seu ‘caráter descentralizado’, querendo-se expressar c...

“Uma característica fundamental dos novos processos incorporados na agenda internacional é o seu ‘caráter descentralizado’, querendo-se expressar com este termo o fato de que, agora, a busca de soluções políticas e técnicas escapa ao monopólio estatal. O fato de os fenômenos de crescimento populacional, migrações internacionais e desequilíbrios ambientais serem descentralizados abre uma extensa possibilidade de os atores transnacionais societais virem a influenciar os centros de decisão estatal e supranacional relacionados com a implementação de políticas globais. Dessa forma, a categoria de influência proporciona o instrumental teórico que permite localizar os limites reais da ação política do ator transnacional no sistema internacional do pós-Guerra Fria.” (Villa, 1999, p. 23).



Fonte: Villa, Rafael. Formas de influência das ONGs na política internacional contemporânea. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 12, p. 21-33, 1999.

Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos ao longo da disciplina de Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais, análise as assertivas abaixo, que tratam dos chamados atores transnacionais não estatais:



I. Segundo autores como Keohane e Nye Jr., a pluralização e a complexificação das fontes de poder e de interdependência no sistema internacional contemporâneo obrigam a que se amplie o critério por meio do qual são definidos os atores e recursos politicamente relevantes para a política internacional – tornando empresas, ONGs, movimentos sociais e até mesmo indivíduos, objetos legítimos de estudo para as Relações Internacionais.



PORQUE


II. Ainda que os atores transnacionais sejam definidos conjuntamente pelo seu caráter não estatal, importantes diferenças podem ser percebidas entre eles: empresas transnacionais, por exemplo, organizam-se de maneira hierárquica, a partir de um centro (matriz), e orientando-se pela obtenção de lucro privado, a fim de atender a seus acionistas; ONGs e movimentos sociais, por outro lado, compõem a “sociedade civil”, ou seja, um espaço de associação voluntária entre indivíduos mobilizados em torno de uma pauta pública comum.


Sobre as assertivas, assinale a alternativa que faz a análise correta da relação proposta entre elas:

AAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.BAs asserções I e II são proposições falsas.CAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.DA asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.EA asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A análise correta da relação proposta entre as assertivas é a alternativa C: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais