Buscar

A anemia falciforme é decorrente de uma anormalidade da hemoglobina, herdada geneticamente e caracterizada pela presença de hemácias em formato de ...

A anemia falciforme é decorrente de uma anormalidade da hemoglobina, herdada geneticamente e caracterizada pela presença de hemácias em formato de foice. Sobre essa anemia, assinale a alternativa correta:


A) As hemácias em formato de foice contêm uma grande quantidade de hemoglobina S e são mais frágeis.
B) As hemácias em forma de foice são mais resistentes e não sofrem lise.
C) As hemácias em forma de foice são assim chamadas porque fluem com maior dificuldade pelos capilares, consequentemente, ocorre bloqueio do fluxo sanguíneo.
D) Na anemia falciforme, o fornecimento de oxigênio para os tecidos é favorecido nas hemácias em formato de foice, devido ao acúmulo de hemoglobina S.
E) Exercícios vigorosos favorecem a oxigenação do paciente com anemia falciforme.

Essa pergunta também está no material:

exercício
1 pág.

Hematologia Clínica

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) As hemácias em forma de foice são assim chamadas porque fluem com maior dificuldade pelos capilares, consequentemente, ocorre bloqueio do fluxo sanguíneo. Na anemia falciforme, as hemácias adquirem uma forma anormal devido à presença da hemoglobina S, o que dificulta sua passagem pelos vasos sanguíneos e pode levar ao bloqueio do fluxo sanguíneo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais