Logo Passei Direto
Buscar

Radiologia

Colégio Objetivo
Com base na importância do conhecimento da anatomia radiográfica para a interpretação de patologias ósseas, analise as sentenças a seguir:


I- A base para a interpretação radiográfica é, sem dúvida, o conhecimento anatômico ósseo da maxila e mandíbula.
II- A radiografia compreende a projeção de imagens tridimensionais em uma superfície bidimensional, causando superposição de estruturas, alteração no formato e dimensões do objeto.
III- O tecido ósseo tem capacidade de adaptação às exigências locais de tensão e pressão, e é alterado por modificações no metabolismo.
IV- O processo coronoide da mandíbula às vezes é observado em radiografias periapicais da região de molares superiores, sobreposto à região de tuberosidade da maxila, devido à oclusão máxima da boca realizada pelo paciente na execução da técnica radiográfica.
V- Assim como as outras cavidades paranasais, o seio maxilar é uma cavidade que contém ar. Sua aparência radiográfica é de área radiopaca, de forma ovoide ou arredondada, contornos fracos, delimitado por linha radiolúcida, a cortical sinusal.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as sentenças apresentadas: I- A base para a interpretação radiográfica é, sem dúvida, o conhecimento anatômico ósseo da maxila e mandíbula. Essa sentença está correta. O conhecimento da anatomia óssea da maxila e mandíbula é fundamental para a interpretação adequada das radiografias. II- A radiografia compreende a projeção de imagens tridimensionais em uma superfície bidimensional, causando superposição de estruturas, alteração no formato e dimensões do objeto. Essa sentença está correta. Nas radiografias, ocorre a projeção de estruturas tridimensionais em uma imagem bidimensional, o que pode causar superposição de estruturas e alterações no formato e dimensões do objeto. III- O tecido ósseo tem capacidade de adaptação às exigências locais de tensão e pressão, e é alterado por modificações no metabolismo. Essa sentença está correta. O tecido ósseo possui a capacidade de se adaptar às demandas de tensão e pressão locais, e pode sofrer alterações devido a modificações no metabolismo. IV- O processo coronoide da mandíbula às vezes é observado em radiografias periapicais da região de molares superiores, sobreposto à região de tuberosidade da maxila, devido à oclusão máxima da boca realizada pelo paciente na execução da técnica radiográfica. Essa sentença está incorreta. O processo coronoide da mandíbula não é observado em radiografias periapicais da região de molares superiores. Ele está localizado na mandíbula e não se sobrepõe à região de tuberosidade da maxila. V- Assim como as outras cavidades paranasais, o seio maxilar é uma cavidade que contém ar. Sua aparência radiográfica é de área radiopaca, de forma ovoide ou arredondada, contornos fracos, delimitado por linha radiolúcida, a cortical sinusal. Essa sentença está correta. O seio maxilar é uma cavidade que contém ar e sua aparência radiográfica é de área radiopaca, com formato ovoide ou arredondado, contornos fracos e delimitado por uma linha radiolúcida, que é a cortical sinusal. Portanto, das sentenças apresentadas, a sentença IV está incorreta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na técnica extrabucal, o filme radiográfico fica posicionado fora da boca e o aparelho se move ao redor do paciente. Nessa técnica, o valor do mA é fixo, ou seja, o tempo de exposição não varia. Os parâmetros programáveis são os valores de Kv e mA, ao contrário da técnica intrabucal. Com base na técnica extrabucal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


( ) O primeiro a descrever os princípios da radiografia panorâmica foi Roetgen e, trabalhando independentemente, Numata.
( ) A radiografia panorâmica é uma técnica radiográfica extrabucal usada para examinar os maxilares superior e inferior em um único filme.
( ) O aparelho se move ao redor do paciente. De um lado há o feixe, emitindo radiação, e no lado oposto, há o receptor de imagem com o filme acoplado, tudo girando.

Nos dentes permanentes, a numeração vai de 1 a 8, já na dentição decídua (dentes de leite) vai de 1 a 5, não possuindo os pré-molares e o terceiro molar. Com base na nomenclatura dos dentes, pensando no nome do dente n° 11, assinale a alternativa CORRETA:


A Incisivo lateral inferior esquerdo.
B Primeiro molar inferior direito.
C Segundo Molar superior direito.
D Incisivo central superior direito.

Mais conteúdos dessa disciplina