Buscar

Falamos tanto em diversidade, mas conhecemos o que isso significa? Há ao nosso redor uma gama de culturas distintas expressas por pessoas com quem ...

Falamos tanto em diversidade, mas conhecemos o que isso significa? Há ao nosso redor uma gama de culturas distintas expressas por pessoas com quem temos relações diretas ou não. Vivemos rodeados de informações sobre os mais diferentes povos. O mundo da integração digital nos aproximou de inúmeras culturas. O processo migratório e o deslocamento humano aceleraram ainda mais a convivência com as mais diferentes culturas. Como entender isso dentro do ambiente escolar? Nele se expressa diferenças culturais, valores distintos e condutas que devem ser compreendidas e não discriminadas.

Sobre o papel da Antropologia como ciência e sua importância dentro do ambiente escolar, assinale a alternativa correta.


Alternativa 1:
Nascida da análise das civilizações não europeias, principalmente das tidas como "primitivas", a Antropologia na atualidade se debruça sobre mais diferentes formas de expressões culturais. Inclusive dentro de sociedades complexas, como a nossa.
Alternativa 2:
Ligada ao estudo de comunidades primitivas, a Antropologia se mantém como ponte entre o estudo de povos nativos e que ainda guardam suas características originais ou pouco contaminadas pela civilização ocidental.
Alternativa 3:
Ligada a Sociologia e a História, a Antropologia realiza um foco na formação cultural da sociedade e na preservação dos valores característicos de cada civilização. No caso de nossa cultura ocidental cristã, a Antropologia fortalece nossos laços com os valores tradicionais.
Alternativa 4:
Enraizada na cultura participativa, a Antropologia é ciência de pesquisa de campo e de convivência prática com povos que estabelecem culturas distintas. Na escola, a Antropologia vive de relatos. Não tem valor como disciplina de reflexão.
Alternativa 5:
O conhecimento antropológico se constituiu como obrigatoriedade educacional a partir da introdução dos estudos da história africana e ameríndia. Para colaborar com o conhecimento sobre os povos que habitavam a África e América antes da chegada dos europeus.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES SOBRE FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
28 pág.

Sociologia Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a Alternativa 1: Nascida da análise das civilizações não europeias, principalmente das tidas como "primitivas", a Antropologia na atualidade se debruça sobre mais diferentes formas de expressões culturais. Inclusive dentro de sociedades complexas, como a nossa. A Antropologia é uma ciência que estuda a diversidade cultural e busca compreender as diferentes formas de expressão cultural presentes em nossa sociedade, não se limitando apenas ao estudo de comunidades primitivas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais