Buscar

A Sociologia e a Antropologia são campos de conhecimento que têm o ser humano como seu foco. A vida social, as instituições e rituais são alguns de...

A Sociologia e a Antropologia são campos de conhecimento que têm o ser humano como seu foco. A vida social, as instituições e rituais são alguns de seus objetos e áreas de investigação. A educação é, por sua vez, objeto de estudo e ao mesmo tempo campo de exercício de análise e investigação da Sociologia e Antropologia. Logo, o educador deve ser entendido como aquele que conhece a Sociologia e a Antropologia como critérios fundamentais de sua atuação profissional e ao mesmo tempo se coloca como investigador da sociedade. Sobre a relação entre a Sociologia, a Antropologia e a educação, assinale a alternativa correta:


Alternativa 1: O sociólogo se diferencia do educador radicalmente. Enquanto o primeiro se preocupa com a coletividade, o segundo tem como sua preocupação a transmissão do conhecimento.
Alternativa 2: A Sociologia é uma área de investigação e não de educação. Os debates que a Sociologia traz para o interior da sala de aula não podem servir para os alunos usarem como reflexão de sua vida em sociedade ou orientá-los em seus posicionamentos pessoais e profissionais.
Alternativa 3: O ambiente coletivo onde a escola se insere é distinto daquele analisado pela Sociologia e Antropologia. Não podemos usar como parâmetros os ambientes urbanos onde as escolas estão estabelecidas, esta é uma questão meramente espacial e física.
Alternativa 4: Há uma interposição, mescla e atravessamento dos campos de conhecimento nas ciências humanas, que fazem parte a Pedagogia, a Sociologia e a Antropologia. Por isso, a necessidade de que as análises sociais e os conteúdos apresentados em sala de aula sejam campos e ambientes comuns destas ciências.
Alternativa 5: A Antropologia não tem qualquer contribuição para a educação e os debates sobre a sociedade onde as instituições educacionais estão inseridas. A Antropologia trabalha com civilizações extintas e que não interferem na vida da sociedade onde os alunos têm suas relações cotidianas.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES SOBRE FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
28 pág.

Sociologia Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a Alternativa 4: Há uma interposição, mescla e atravessamento dos campos de conhecimento nas ciências humanas, que fazem parte a Pedagogia, a Sociologia e a Antropologia. Por isso, a necessidade de que as análises sociais e os conteúdos apresentados em sala de aula sejam campos e ambientes comuns destas ciências.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais