Logo Passei Direto
Buscar

Ética Profissional

Colégio Objetivo
A6 (2022). O Código de Ética do/a Assistente Social prevê penalidades aplicáveis aos assistentes sociais que não cumpram esta normativa, conforme visto na Aula 06. Assinale a alternativa que apresenta dois tipos de penalidades previstas no Código de Ética:


A. Advertência pública e multa.
B. Prestação de serviços à comunidade e cassação do registro profissional.
C. Suspensão do exercício profissional e desagravo público.
D. Advertência escrita e cassação do registro profissional.
E. Multa e Prestação de serviços à comunidade.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta sobre as penalidades previstas no Código de Ética do/a Assistente Social, vamos analisar as alternativas apresentadas: A. Advertência pública e multa. - Ambas são penalidades, mas não são as mais comuns no contexto do Código de Ética. B. Prestação de serviços à comunidade e cassação do registro profissional. - Essas penalidades são mais severas e estão de acordo com o que pode ser previsto. C. Suspensão do exercício profissional e desagravo público. - A suspensão é uma penalidade, mas o desagravo público não é uma penalidade, mas sim uma forma de reparação. D. Advertência escrita e cassação do registro profissional. - A advertência escrita é uma penalidade, e a cassação do registro é uma penalidade severa. E. Multa e Prestação de serviços à comunidade. - Ambas são penalidades, mas a multa não é uma penalidade comum no Código de Ética. Analisando as opções, a alternativa que apresenta dois tipos de penalidades previstas no Código de Ética do/a Assistente Social é: C. Suspensão do exercício profissional e desagravo público.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa C. O Código de Ética do/a Assistente Social prevê a suspensão do exercício profissional e o desagravo público como penalidades aplicáveis aos assistentes sociais que não cumprem a normativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Angélica Reis

há 2 anos

C

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Agora assinale a alternativa que apresenta a correta análise das afirmativas acima
apresentadas:

I. As competências são atividades possíveis de serem executadas pelo assistente social,
mas não são exclusivas deste profissional.
II. As atribuições privativas se referem especificamente a atividades que única e tão
somente o assistente social poderá desempenhar.
III. O exercício de atividades reconhecidas como atribuições privativas por alguém que
não seja assistente social caracteriza exercício ilegal da profissão.
A
Todas as afirmativas estão corretas.
B
Todas as afirmativas estão incorretas.
C
Apenas I e II estão corretas.
D
Apenas I e III estão corretas.
E
Apenas II e III está correta.

Assinale a alternativa que traz informações corretas acerca da lei que regulamenta a profissão.


A
A primeira lei que regulamentou a profissão do Serviço Social foi a lei 3.252/1957, a qual foi revogada na década de 1990, com a aprovação da nova lei de Regulamentação, a lei 8.662/1993.
B
A primeira lei de regulamentação do Serviço Social foi a lei 3.252/1957, que passou por várias modificações e atualizações, até que foi revogada e substituída pela lei 8.662/1993.
C
A primeira lei de regulamentação do Serviço Social foi a lei 3.252/1957, substituída pelo decreto 994/1962 e, posteriormente, substituída pela lei 8.662/1993.
D
A primeira lei de regulamentação do Serviço Social foi a lei 3.252/1957, que passou por várias modificações e atualizações, até que foi revogada e substituída pelo atual Código de Ética do/a Assistente Social.
E
A primeira lei de regulamentação do Serviço Social foi a lei 3.252/1957, correspondia ao Código de Ética profissional da época, que foi alterado periodicamente, até a substituição pela versão vigente, no ano de 1993.

Agora assinale a alternativa que apresenta o correto preenchimento da segunda coluna em relação à primeira:
I. Relação com os usuários;
II. Relação com as instituições empregadoras;
III. Relação com assistentes sociais e demais profissionais;
IV. Relação com entidades da categoria e demais organizações da sociedade civil.
( ) Constitui direito do assistente social apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania.
( ) É vedado ao assistente social prevalecer-se de cargo de chefia para atos discriminatórios e de abuso de autoridade.
( ) É vedado ao assistente social exercer sua autoridade de maneira a limitar ou cercear o direito do/a usuário/a de participar e decidir livremente sobre seus interesses.
( ) É direito do assistente social ter acesso a informações institucionais que se relacionem aos programas e políticas sociais e sejam necessárias ao pleno exercício das atribuições profissionais.
A
IV – III – II – I
B
IV – III – I – II
C
II – III – I – IV
D
II – I – III – IV
E
I – II – III – IV

Assinale a alternativa correta acerca deste direito:


A
Todo assistente social deve participar na elaboração e gerenciamento de políticas sociais do seu município.
B
O assistente social não é apenas um executor de políticas públicas, mas também pode participar de sua discussão, elaboração, gestão e avaliação.
C
O assistente social tem direito a requerer participação nos comitês de elaboração de políticas públicas de seu município, ainda que não seja servidor público ou tenha vínculo institucional relacionado a tais políticas.

A Aula 05 tratou do Código de Ética profissional do/a Assistente Social. Esta normativa compreende, dentre outras disposições, os direitos dos assistentes sociais. Assinale a alternativa correta sobre esse conteúdo:


A. É direito do assistente social interferir no trabalho de outro colega, desde que este também seja assistente social.
B. É direito do assistente social atribuir ao estagiário, funções que são próprias da responsabilidade do profissional de Serviço Social.
C. É direito do assistente social ter reparada a sua imagem e a sua honra por meio de desagravo público.
D. É direito do assistente social compartilhar com seus colegas, as informações acerca dos atendimentos individuais que realiza, para aprimoramento do olhar técnico.
E. É direito do assistente social determinar a retirada do poder familiar de crianças e adolescentes em situação de risco.

A Aula 06 discutiu as penalidades cabíveis em situações de faltas éticas. Qualquer penalidade somente pode ser aplicada após finalizado todo o processo de apuração, inclusive os recursos que lhe sejam requeridos. Sobre o processo de apuração, analise o fragmento do texto da disciplina: “no momento de dosar a penalidade, a comissão processante deverá levar em conta os antecedentes do profissional, fatores atenuantes e agravantes, afetos à forma como a situação ocorreu, de acordo com o art. 26. Sobre os antecedentes do profissional, o CFESS promulgou a Resolução n. 952/2020, que estabelece que as penalidades cumpridas deverão ser retira


A. É direito do assistente social interferir no trabalho de outro colega, desde que este também seja assistente social.
B. É direito do assistente social atribuir ao estagiário, funções que são próprias da responsabilidade do profissional de Serviço Social.
C. É direito do assistente social ter reparada a sua imagem e a sua honra por meio de desagravo público.
D. É direito do assistente social compartilhar com seus colegas, as informações acerca dos atendimentos individuais que realiza, para aprimoramento do olhar técnico.
E. É direito do assistente social determinar a retirada do poder familiar de crianças e adolescentes em situação de risco.

Acerca do processo de apuração e definição das penalidades, assinale a alternativa correta:


A Todo assistente social terá direito a um processo de apuração justo, no qual serão consideradas as condições em que a falta ética se deu. A penalidade será aplicada de acordo com a gravidade dos atos praticados em desacordo com o Código de Ética e prescreverão do cadastro profissional depois de cinco anos.
B Todo assistente social terá direito a um processo de apuração justo, no qual serão consideradas as condições em que a falta ética se deu. A penalidade será aplicada de acordo com o parecer da comissão, não estando vinculada à gravidade dos atos praticados em desacordo com o Código de Ética e prescreverão do cadastro profissional depois de cinco anos.
C Todo assistente social terá direito a um processo de apuração justo, no qual serão consideradas as condições em que a falta ética se deu. A penalidade será aplicada de acordo com a gravidade dos atos praticados em desacordo com o Código de Ética e prescreverão do cadastro profissional depois de cinco anos.
D Todo assistente social terá direito a um processo de apuração justo, no qual serão consideradas as condições em que a falta ética se deu. A penalidade será aplicada de acordo com a gravidade dos atos praticados em desacordo com o Código de Ética. O processo prescreverá depois de cinco anos, ficando somente o registro da falta e da penalidade cadastrados de forma permanente.
E Todo assistente social terá direito a um processo de apuração justo, no qual serão consideradas as condições em que a falta ética se deu. A penalidade será aplicada de acordo com o parecer da comissão, não estando vinculada à gravidade dos atos praticados em desacordo com o Código de Ética. O processo prescreverá depois de cinco anos, ficando somente o registro da falta e da penalidade cadastrados de forma permanente.

Sobre este conteúdo, assinale a alternativa correta:


A Os conflitos éticos no exercício profissional do assistente social são muito mais recorrentes na área pública, sendo que raramente ocorrem na esfera privada.
B Os conflitos éticos no exercício profissional do assistente social são muito mais recorrentes na área privada, sendo que raramente ocorrem na esfera pública.
C Um dos conflitos presentes no campo do serviço público é o uso clientelista e politiqueiro dos benefícios, envolvendo nisso o trabalho do assistente social.
D Na área privada não é possível ao assistente social enfrentar os conflitos éticos, pois não tem estabilidade no emprego e precisa se reconhecer também como classe trabalhadora.
E Os conflitos éticos vividos atualmente se agravaram a tal ponto que os assistentes sociais já não conseguem se posicionar e incorrem, frequentemente, em atitudes antiéticas.

Agora, assinale a alternativa correta acerca da análise das afirmativas anteriores.


A Todas as afirmativas estão corretas.
B Todas as afirmativas estão incorretas.
C Apenas I e II estão corretas.
D Apenas I e III estão corretas.
E Apenas II e III estão corretas.

Considerando os textos acima destacados, assinale a afirmativa correta:

I. "[...] o sigilo é um direito tanto do assistente social quanto do usuário, contudo estão sob risco no momento em que o superior do assistente social exige que o sigilo seja violado."
II. "[...] o assistente social poderá usar o código de ética como argumento para não violar sigilo, mesmo quando lhe for solicitado por seu superior que o faça."
A. Considerando os textos acima apresentados é possível afirmar que o sigilo é um direito tanto do assistente social quanto do usuário, contudo estão sob risco no momento em que o superior do assistente social exige que o sigilo seja violado.
B. O Código de Ética protege o profissional para que este possa adotar práticas de sigilo no seu exercício profissional, repercutindo numa proteção que alcança também os usuários do Serviço Social.
C. O direito ao sigilo é equivalente ao direito à preservação da intimidade e, por isso, o Código de Ética visa proteger a intimidade de seus profissionais, que não precisam socializar suas escolhas teóricas e metodológicas.
D. O Código de Ética será um argumento plausível quando o assistente social sofrer denúncias éticas efetuadas por seus empregadores ou pelos usuários, pois cabe ao profissional atuar de maneira autônoma.
E. Se o profissional não tiver assegurado o direito de manter sigilo, tal como falta de estruturas físicas adequadas, está dispensado da obrigatoriedade do sigilo, pois este é condicionado à realidade material sobre a qual o assistente social atua.

Mais conteúdos dessa disciplina