Buscar

5 – Silvério ajuizou ação de cobrança contra a empresa Factor, conseguindo demonstrar sua pretensão exclusivamente pela prova documental anexada co...

5 – Silvério ajuizou ação de cobrança contra a empresa Factor, conseguindo demonstrar sua pretensão exclusivamente pela prova documental anexada com a inicial, cuja matéria é objeto de súmula vinculante editada pelo STF. O advogado de Silvério pleiteia a concessão de uma tutela provisória, levando em consideração as características do caso.
a) Qual a tutela provisória pode ser pleiteada nestes caso?
b) É possível Silvério obter a tutela provisória de forma liminar, considerando a hipótese apresentada?
c) Poderia o Magistrado promover o julgamento antecipado da lide ao invés de conceder a tutela provisória invocada?


a) A tutela provisória a ser pleiteada é a tutela provisória fundada em evidência, a qual independe de comprovação de perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo, com fundamento no art. 311, inciso II, do CPC.
b) A decisão liminar é aquela proferida antes de o réu se manifestar no processo. Nos termos do parágrafo único do art. 311 do CPC, é possível que, na hipótese em comento, seja proferida decisão liminar.
c) Não. A tutela provisória é precária, de forma que pode ser modificada ou revogada a qualquer tempo, não justificando, mesmo que seja fundada em evidência, a supressão do contraditório e da ampla defesa para que seja feito o julgamento antecipado. No mais, o julgamento antecipado é técnica processual que se liga ao estágio probatório do processo, nos termos do art. 355 do CPC, de maneira que apenas nas hipóteses ali elencadas poderá a técnica ser aplicada.

Essa pergunta também está no material:

LISTA DE EXERCÍCIOS - TUTELA PROVISÓRIA
8 pág.

Civil e Processo Civil Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A tutela provisória a ser pleiteada é a tutela provisória fundada em evidência, a qual independe de comprovação de perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo, com fundamento no art. 311, inciso II, do CPC. b) A decisão liminar é aquela proferida antes de o réu se manifestar no processo. Nos termos do parágrafo único do art. 311 do CPC, é possível que, na hipótese em comento, seja proferida decisão liminar. c) Não. A tutela provisória é precária, de forma que pode ser modificada ou revogada a qualquer tempo, não justificando, mesmo que seja fundada em evidência, a supressão do contraditório e da ampla defesa para que seja feito o julgamento antecipado. No mais, o julgamento antecipado é técnica processual que se liga ao estágio probatório do processo, nos termos do art. 355 do CPC, de maneira que apenas nas hipóteses ali elencadas poderá a técnica ser aplicada.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais