9. Alterações são comuns no desenvolvimento de aplicativos em função das mudanças do cenário: tecnologia, regras de negócio, necessidades do usuário. A Gerência de Configuração de Software é uma área específica da Engenharia de Software que contempla uma série de atividades que dão suporte para um melhor controle das mudanças necessárias. Com relação ao gerenciamento de Configuração de Software, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
A gerência de configuração de software utiliza uma série de relatórios no intuito de explorar informações do projeto, como alocação de pessoas em tarefas, tempo das tarefas, versões do programa e assim por diante. O controle de versão é responsável por gerenciar as versões, salvando cada uma com um nome diferente. O controle de mudanças controla as alterações do software, mas não permite rastrear as mudanças que foram efetuadas no processo de desenvolvimento. O controle de integração pega a última versão do software e faz a aferição para verificar se a implementação foi executada conforme especificação da alteração. A) F - F - V - V. B) F - V - V - F. C) V - V - F - F. D) V - V - F - V.
No contexto da Engenharia de Software, nas metodologias ágeis, o que os princípios de desenvolvimento valorizam?
A) Software funcional a partir de processos e ferramentas. B) Seguir um plano para responder a mudanças. C) Indivíduos e interações ao invés de processos e ferramentas. D) Vasta documentação para propiciar um software funcional.
No que se refere a este programa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O programa de Melhoria de Processos do Software Brasileiro (MPS.BR) tem sete níveis de maturidade, que estabelecem patamares de evolução de processos. O nível de maior maturidade é otimização. ( ) Os modelos de qualidade mais difundidos nas indústrias de software no Brasil são o CMMI e o MPS.BR. ( ) O MPS.BR possui compatibilidade com o CMMI.
de com o modelo de referência CMMI, porém tem alto custo de implementação e certificação comparado ao que se investe no CMMI. ( ) O MPS.BR apresenta sete níveis de maturidade (do nível A ao G), cada um com suas áreas de processo, em que o nível em otimização preocupa-se com a inovação e a análise de causas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - F. B) V - V - F - V. C) V - F - F - V. D) V - V - F - F.
6. A aplicação da Engenharia de Software segue uma abordagem bem completa, onde são recomendados caminhos como referência para sua correta e benéfica utilização. Em diversos livros são apresentados como introdução à Engenharia de Software alguns princípios gerais aplicados durante toda a fase de desenvolvimento de software, da importância de algumas propriedades gerais dos processos e produtos. Existem 12 princípios da Engenharia de Software descritos por Carvalho. Um deles deve ser desenvolvido com passos definidos e com precisão, seguidos de maneira efetiva. Não se deve restringir a criatividade, mas melhorá-la, uma vez que são criticamente analisados à luz de uma avaliação formal. Seus efeitos benéficos podem ser sentidos na manutenção, reutilização, portabilidade e entendimento do software. A qual princípio essa descrição pertence?
A) Formalidade. B) Generalização. C) Decomposição. D) Abstração.
A) As sentenças II e III estão corretas. B) As sentenças I, III e IV estão corretas. C) Somente a sentença I está correta. D) As sentenças II e IV estão corretas.