Buscar

Desde o século XVI, do povoado de São Paulo, partiram diversas expedições chamadas bandeiras. Acampamento dos bandeirantes. a) Quais eram os objeti...

Desde o século XVI, do povoado de São Paulo, partiram diversas expedições chamadas bandeiras.
Acampamento dos bandeirantes.
a) Quais eram os objetivos das bandeiras?
b) Por que essas expedições receberam o nome de bandeiras?
c) Alguns indígenas participavam dessas expedições. Em que eles ajudavam os bandeirantes?
d) Os bandeirantes acampavam em certos pontos denominados pousos. O que ocorreu a vários desses locais com o passar do tempo?
2. Com qual finalidade os fazendeiros da Vila de São Paulo contratavam os bandeirantes?
3. Os bandeirantes adentravam florestas, atravessavam rios, abriam caminhos na mata fechada. Que perigos eles corriam?
4. Por que a população da Vila de São Paulo, normalmente, preferia comprar indígenas escravizados a comprar africanos escravizados?
5. Por que cada vez mais as bandeiras seguiam para o interior do território?
6. Geralmente, quais eram as pessoas que faziam parte das expedições bandeirantes?
7. Com que objetivo os bandeirantes usavam armas de fogo?


Essa pergunta também está no material:

OS BANDEIRANTES Atividades de História 4 ano de acordo com a BNCC
2 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. Os objetivos das bandeiras eram diversos, mas principalmente explorar e conquistar novas terras, buscar riquezas minerais, capturar indígenas para escravização e expandir o território controlado pelos portugueses. 2. Os fazendeiros da Vila de São Paulo contratavam os bandeirantes com o objetivo de capturar indígenas para trabalhar como escravos em suas propriedades. 3. Os bandeirantes corriam diversos perigos durante suas expedições, como ataques de indígenas hostis, doenças, fome, cansaço, além dos desafios naturais como florestas densas, rios e animais selvagens. 4. A população da Vila de São Paulo preferia comprar indígenas escravizados em vez de africanos, principalmente por questões econômicas. Os indígenas eram mais acessíveis geograficamente e, portanto, mais baratos de adquirir. 5. As bandeiras seguiam cada vez mais para o interior do território em busca de novas riquezas, como ouro, prata e pedras preciosas, além de expandir o domínio português sobre as terras conquistadas. 6. Geralmente, as expedições bandeirantes eram compostas por homens brancos, mestiços e indígenas, além de escravos africanos que auxiliavam nas tarefas. 7. Os bandeirantes usavam armas de fogo com o objetivo de se protegerem durante as expedições, enfrentar possíveis inimigos indígenas e também para caçar animais para alimentação. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais