Buscar

3. A empresa costuma conceder o abono pecuniário e a antecipação de 13º nas férias? Se sim, como funciona? Se não, justifique o porquê. R: Sim, A...

3. A empresa costuma conceder o abono pecuniário e a antecipação de 13º nas férias? Se sim, como funciona? Se não, justifique o porquê.


R: Sim, Abono pecuniário tudo isso encontra respaldo na própria CLT. No entanto, apesar de se tratar de uma opção do empregado prevista em lei, deve ser observado o limite de, no máximo, ⅓ do período de férias para efeito de pagamento do Abono Pecuniário. Significa dizer, portanto, que não é permitido ao empregado “vender” mais do que ⅓ do período de férias a que tem direito. Assim, se o trabalhador possui, por exemplo, 30 (trinta) dias de férias, deverá usufruir de, no mínimo, 20 dias de descanso e, por conseguinte, converter em abono pecuniário apenas 10 (dez) dias. Os colaboradores podem solicitar o adiantamento do décimo terceiro junto com as férias. Então, recebem o valor a que possuem direito na primeira parcela. Para isso, é preciso que entreguem essa solicitação de forma escrita aos responsáveis pela gestão do negócio, indicando que é o desejo deles: “O adiantamento será pago ao ensejo das férias do empregado, sempre que este o requerer no mês de janeiro do correspondente ano”, diz o Artigo 2 da Lei do Décimo Terceiro Salário. Aliás, o pagamento de férias é algo que já acontece de forma antecipada, com o salário do mês sendo pago no momento em que o profissional sai para o período de descanso. Então, o objetivo do adiantamento do décimo terceiro salário é semelhante, para que a pessoa tenha mais recursos financeiros ao curtir o descanso. Assim que o RH receber a carta do colaborador solicitando o pagamento adiantado do 13º salário, o indicado é conversar com o setor financeiro. Assim, poderá organizar o pagamento de forma correta, conforme for o desejo do profissional.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, a empresa costuma conceder o abono pecuniário e a antecipação do 13º salário nas férias. O abono pecuniário é uma opção do empregado prevista na CLT, porém, deve-se observar o limite de no máximo ⅓ do período de férias para o pagamento do abono. Isso significa que o empregado não pode "vender" mais do que ⅓ do período de férias a que tem direito. Por exemplo, se o trabalhador possui 30 dias de férias, ele deve usufruir de no mínimo 20 dias de descanso e converter em abono pecuniário apenas 10 dias. Quanto à antecipação do 13º salário, os colaboradores podem solicitar o adiantamento junto com as férias. Nesse caso, eles recebem o valor a que têm direito na primeira parcela do 13º salário. Para solicitar o adiantamento, é necessário entregar uma solicitação por escrito aos responsáveis pela gestão do negócio, indicando o desejo de receber o adiantamento junto com as férias. É importante ressaltar que o pagamento de férias já acontece de forma antecipada, com o salário do mês sendo pago quando o profissional sai para o período de descanso. O objetivo do adiantamento do 13º salário é proporcionar mais recursos financeiros ao colaborador durante o período de férias. Assim que o setor de Recursos Humanos receber a solicitação do colaborador para o pagamento adiantado do 13º salário, é recomendado que conversem com o setor financeiro para organizar o pagamento de acordo com o desejo do profissional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image